Pacientes da Santa Casa de BH testam remédio para covid-19
Hospital é um dos 17 no Brasil que fazem parte dos testes do Governo Federal com a nitazoxanida, medicamento usado contra vermes e parasitas
Minas Gerais|Shirley Barroso , da Record TV Minas com Pablo Nascimento, do R7
O hospital filantrópico Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte é um dos 17 do país que vão testar a antiparasitário nitazoxanida como remédio para o tratamento de coronavírus.
O medicamento vendido no mercado, principalmente, para o combate a vermes e parasitas é a substância que o Governo Federal vinha analisando secretamente e que teria bons resultados para a covid-19.
Leia mais: Minas Gerais tem 63% dos leitos de UTI ocupados, diz governo
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, serão aproximadamente 500 pacientes testando o medicamento em todo Brasil.
O tratamento passa por cinco dias de medicação e nove de observação da respostas do organismo do enfermo. Ainda não há resultados sobre o uso da substância.
Após o governo anunciar o teste com a nitazoxanida, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) restringiu a venda do medicamento. Agora, as farmácias terão que exigir receita e anotar dados pessoais de quem comprar o remédio.
Outros medicamentos
Desde o início da pandemia, governos correm contra o tempo para encontrar o melhor medicamento para tratar os efeitos causados pela covid-19. No Brasil, outra substância que também é testada e usada em alguns pacientes é a cloroquina, que tem eficácia no tratamento da malária e doenças reumatológicas.