Minas Gerais Parceria com mineradora revitaliza viveiro florestal em Caeté (MG)

Parceria com mineradora revitaliza viveiro florestal em Caeté (MG)

Mineradora AVG reformou as instalações do Horto do Amarelo, do IEF (Instituto Estadual de Florestas), que estava paralisado no município

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Horto do Amarelo foi recuperado

Horto do Amarelo foi recuperado

Divulgação/AVG

Uma parceria entre o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e o Grupo AVG vai resultar na revitalização do Horto do Amarelo, um viveiro de mudas localizado em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, e que estava paralisado. 

A criação de um viveiro florestal para armazenamento de mudas e sementes características da região é uma das condicionantes ambientais para que a mineradora consiga a Licença Ambiental para dar início à recuperação da Mina do Brumado - área degradada pela atividade de mineração na Serra da Piedade

Em março, o Copam (Comitê de Política Ambiental) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável concedeu a licença de instalação e a licença prévia para que a mineradora AVG atue no local. 

A parceria da empresa com o IEF já resultou na reforma das instalações do Horto do Amarelo, contratação de mão de obra e doação de dois veículos: uma caminhonete modelo Chevrolet S10 Cabine Dupla 2020 e uma Suzuki Jimny 4.

Recuperação ambiental

A atuação da AVG na mina do Brumado, em Caeté, foi liberada após um acordo judicial que não prevê a ampliação da área degradada no Morro do Brumado, localizado na Serra da Piedade.

A partir do acordo, a empresa deve remover as pilhas de rejeitos que foram deixadas no local por outra mineradora, que abandonou a área degradada. Pelo projeto da AVG, o terreno será recuperado e doado ao poder público após a conclusão da intervenção.

Últimas