Logo R7.com
RecordPlus

Passageiros enfrentam estações lotadas no 1º dia de ampliação dos ônibus em Belo Horizonte

De acordo com decreto, empresas de coletivos devem oferecer 19.203 viagens nos dias úteis; usuários não notaram mudança

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7 com Mayara Folco, Da Record TV Minas

  • Google News
Usuários enfrentaram filas na Estação Pampulha, em BH
Usuários enfrentaram filas na Estação Pampulha, em BH

A partir desta terça-feira (12), as empresas de ônibus de Belo Horizonte devem aumentar o número de coletivos na cidade e disponibilizar 19.203 viagens nos dias úteis. Porém, usuários do transporte público da capital não notaram diferença e reclamam de lotação nas primeiras horas da manhã.

“Terça-feira era o dia prometido pelo Setra-BH para aumentar os horário. Está aí a situação. O meu ônibus já pulou mais de dois horários. Tudo lotado. É desrespeito com a gente que acorda cedo para trabalhar. O trabalhador já começa o dia estressado”, relatou um passageiro que aguardava o coletivo na Estação Pampulha.


O aumento de viagens consta no acordo firmado entre as companhias e o poder público. Conforme decreto assinado por Fuad Noman (PSD), a prefeitura da capital fez a transferência de R$ 90 milhões referente ao primeiro repasse do subsídio às concessionárias. Assim que o depósito fosse realizado, as empresas precisavam ampliar os horários de coletivos.

Nesta terça segunda-feira (11), o presidente do Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), Raul Lycurgo Leite, informou que as melhorias seriam notadas pelos usuários de forma imediata. “Com esse aumento de 15% no quantitativo de viagens, isso significa um quantitativo de 2.500 viagens a mais por dia útil. Obviamente, com mais viagens, o tempo de espera será menor e o quantitativo de passageiros em cada veículo será menor também”, afirmou.


A passageira Thayane não sabia da mudança, mas também não notou a ampliação e enfrentou dificuldade para ir da Estação Pampulha até a área hospitalar. “Estou aqui há 20 minutos. Era para passar três ônibus e não passou nenhum. Vou tentar entrar nesse lotado, porque não posso chegar atrasada”, explicou.

Fiscalização


Segundo a administração municipal, a fiscalização do cumprimento da legislação será feita nas ruas e terminais de ônibus por agentes do COP-BH (Centro Integração de Operações de Belo Horizonte). Usuários do transporte público também podem denunciar problemas através do WhatsApp (31) 98472-5715.

O Setra-BH informou que o aumento foi feito conforme diz o acordo e o novo quadro de horário foi aprovado pela BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte). Segundo o sindicato, nos primeiros dias "acontecem muitos ajustes de demanda em algumas linhas e trechos".

Já a Prefeitura de BH afirmou, por meio de nota, que registrou excesso de lotação em algumas linhas, especialmente as troncais do Move, nesta terça-feira (12). Ainda de acordo com a administração municipal, as concessionárias já foram notificadas para ajuste imediato na escala. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.