Rio Paraopeba transborda e deixa desabrigados em Brumadinho
Prefeitura pede doação de roupas infantis e convoca voluntários para atuar como motoristas
Minas Gerais|Rayllan Oliveira, da Record TV Minas
As fortes chuvas do fim de semana provocaram o transbordamento do rio Paraopeba em Brumadinho, na região central de Minas Gerais. De acordo com a prefeitura, até o momento 95 pessoas estão desalojadas e 67 desabrigadas. Elas estão sendo conduzidas provisoriamente para escolas.
Os bairros mais atingidos foram Canto do Rio, Cohab, Progresso e Centro. Também há o registro de alagamentos em comunidades rurais e distritos.
Segundo a prefeitura, há a necessidade de doação de roupas infantis. Voluntários, principalmente motoristas, estão sendo convocados. Os serviços de voluntariado e as doações estão sendo organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social na rua Aristides Passos, 147, no Centro.
O rio Paraopeba vem sendo monitorado pela prefeitura desde o início do período chuvoso, em novembro de 2021. No começo da última semana, com as chuvas constantes, o monitoramento foi intensificado pela Defesa Civil de Brumadinho. Neste sábado (8), o rio Paraopeba atingiu o nível de alerta 3 e as famílias em áreas de risco foram retiradas de suas casas.