Minas Gerais Sindicato diz que 72 mil lojas de BH já fecharam as portas desde março

Sindicato diz que 72 mil lojas de BH já fecharam as portas desde março

Sindilojas-BH afirma que mais de 20 mil funcionários já foram demitidos desde o início da pandemia; lojistas não estão conseguindo empréstimos

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, com Helen Oliveira, da Record TV Minas

Lojistas de BH fecham as portas por causa da pandemia

Lojistas de BH fecham as portas por causa da pandemia

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pelo menos 72 mil estabelecimentos de Belo Horizonte fecharam as portas desde março, quando as primeiras medidas de isolamento contra o coronavírus foram implementadas na capital. É o que aponta uma pesquisa do Sindlojas-BH (Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte).

O estudo, realizado entre os dias 16 e 22 de setembro, ouviu representantes de mais de 13 setores comerciais que atuam em Belo Horizonte. Quase todos os empresários disseram ter tomado alguma medida para tentar reduzir os custos e evitar a falência. Cerca de 75% do empresariado procurou auxílio em programas do Governo, enquanto 67% deu férias aos funcionários e 55% reduziu a carga horária.

Veja: Belo Horizonte tem 5.500 bares fechados devido a pandemia

Segundo o presidente do Sindilojas-BH, Nadim Donato, uma das principais saídas foi o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que oferece empréstimos com juros baixo. Apesar disso, Donato afirma que nem todos conseguiram o financiamento

— Os bancos não repassaram o dinheiro e começaram a pedir muitos documentos, muita burocracia. Pelo menos 40% dos lojistas de BH que tentaram o Pronampe não conseguiram.

A pesquisa do sindicato aponta que mais de 20 mil pessoas foram demitidas desde o início da pandemia da covid-19. Os números informados por outras entidades também não são animadores. Segundo o AloShopping (Associação de Lojistas de Shopping Centers), cerca de 300 das 2.400 lojas de shoppings de BH fecharam as portas. Pelo menos mais 200 estabelecimentos do tipo devem ir à falência até o fim de 2020.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas