Sotaque mineiro é o mais atraente do Brasil, indica pesquisa
Ranking também tem gaúchos, paulistas e cariocas entre os favoritos; estudo mostra impacto da voz na hora da paquera
Minas Gerais|Regiane Moreira, da Record TV Minas
Um levantamento realizado por um aplicativo de relacionamentos apontou que os mineiros têm o sotaque mais atraente do Brasil.
O estudo realizado pela empresa Happn em setembro de 2021 ouviu 2.000 internautas de todas as regiões do país. Dentre eles, 35% revelaram que o “jeitinho” mineiro de falar é o favorito. Em seguida aparecem os sotaques gaúcho (33%), paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%).
O levantamento revela ainda que 55% dos solteiros acham que a voz é uma característica importante na hora de escolher o parceiro. Os participantes do estudo também escolheram os tipos de voz mais atraentes. São eles: sexy (28%), confiante (22%), tímida (16%) e rouca (13%). Na avaliação de 86% dos entrevistados, é possível se apaixonar “à primeira voz”.
A cantora Artane Inarde de Siqueira confirma os dados. A nordestina conheceu o marido mineiro em 2011, na fila de um show no Rio de Janeiro. Ela conta que o sotaque do companheiro chamou sua atenção de imediato.
— No meio do pessoal, eu vi um mineiro muito lindo com o sotaque gostoso. Ele falava “trem, uai e sô”.
A neuropsicóloga Ednalva Borges explica que o sotaque está diretamente ligado à personalidade.
— No caso de Minas Gerais, essa atração vem muito por causa do acolhimento. As pessoas falam que o mineiro é muito acolhedor, que tem sotaque e carinhoso.
Artane, que se mudou para o Estado para se casar com o companheiro que conheceu na fila, confessa que adora seu sotaque de origem, mas já se rendeu ao modo de falar dos mineiros.
— Eu também fui contagiada e acabei incorporando ao meu vocabulário. Sou uma nordestina que fala ‘uai’ e ‘trem’.