Minas Gerais Um terço dos mineiros desaprova a gestão de Zema, diz pesquisa

Um terço dos mineiros desaprova a gestão de Zema, diz pesquisa

Levantamento mostra que mesmo com 59,8% de aprovação, governador perdeu eleitorado no Estado; presidente Bolsonaro é aprovado por 57%

Zema foi eleito com 71,8% dos votos

Zema foi eleito com 71,8% dos votos

Omar Freire/Imprensa MG

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que 32,5% dos mineiros desaprovam a administração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Do total de entrevistados, 59,8% dizem aprovar a gestão.

A pesquisa também mostra uma perda de eleitorado do governador que foi eleito em 2018, com 71,8% dos votos. Segundo os dados colhidos, caso o pleito fosse realizado hoje, ele teria o apoio de 52,9%.

Para Murilo Higaldo, diretor do Instito Paraná Pesquisas, os números são preocupantes.

— A gente está falando de quase 90 dias da gestão do Governo e já podemos observar que quase um terço do eleitorado mineiro desapaprova a gestão. É um sinal amarelo. Ele ganhou a eleição com um percentual expressivo e, a meu ver, sua popularidade deveria estar maior.

Perguntados se a administração está “melhor, pior ou igual” ao que esperava, 28,8% do eleitorado afirmou estar melhor, 18,1% pior e 45,1% igual. Oito por cento não sabe ou não opinou.

Os entrevistados também contaram, de forma estimulada, o que os motivou na escolhe do chefe do executivo na última eleição. Neste caso, 2,5% disseram não saber, 5,2% não têm nunhum motivo em especial, 28,1% pelas promessas de campanha, 26,6% por voto de revolta para tirar acabar com o eixo PT-PSDB, 17,1% por afinidade ideológica, 8,3% para haver renovação, 7,2% pela influência de terceiros, 2,4% por falta de opção e 2,6% por outros motivos.

A pesquisa mostra que 55,2% dos mineiros se sentem desinformados em relação aos projetos do Governo. Segundo Hidalgo, este é um ponto que deve ser observado para tentar reverter a situação.

— Para mudar o cenário, ele precisa dizer a que veio. A população espera medidas mais enérgicas por parte do governo. A população precisa tomar conhecimeto das medidas. Não adianta tomar medidas e a população não saber quais ações.

Presidência

O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou como os eleitores avaliam a gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Do total de entrevistados, 54,7% disseram aprová-la.

A pesquisa ouviu 1.805 eleitores, com idades entre 16 e 81 anos, do dia 23 ao dia 27 de março de 2019. Vinte por cento das entrevistas foram auditadas simutaneamente à realização.

O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.