Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zema pede 'calma e equilíbrio' para analisar projeto de ônibus fretado

Governador afirma que 'interesse dos mineiros' será priorizado em sua decisão; motoristas e usuários fazem campanha contra PL

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Motoristas e usuários fazem campanha contra PL
Motoristas e usuários fazem campanha contra PL Motoristas e usuários fazem campanha contra PL

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o projeto da Assembleia que endurece as regras contra o “Uber dos ônibus” será analisado com equilíbrio e responsabilidade.

Pelas redes sociais, o político confirmou ter recebido, nesta quarta-feira (1º), o PL 1.155/15, que, na prática, impede a atuação de empresas como a Buser, que vende passagens de ônibus mais baratas em relação a outras empresas de transporte rodoviário intermunicipal sem a exigência do "circuito fechado”.

— Calma pessoal! O Projeto de Lei que trata sobre transporte por ônibus fretado foi encaminhado pela Assembleia Legislativa ontem [...]. Adianto que o interesse dos mineiros sempre estará em primeiro lugar em toda decisão do meu governo. Minas tem Gestão.

Disputa

Publicidade

A disputa em relação tema teve início após a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) derrubar um decreto assinado por Zema que facilitava o serviço de transporte fretado de passageiros no Estado. O texto já havia sido derrubado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), que alegou que o decreto era inconstitucional e possuía várias irregularidades.

O PL 1.155/15, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), foi aprovado em segundo turno na última terça-feira (31). O projeto determina que o serviço de transporte fretado contínuo ou eventual só pode ser realizado após autorização do DER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais). A operação só pode ser feita no chamado "circuito fechado", ou seja, quando um mesmo grupo de pessoas, previamente definido, embarque para um mesmo destino tanto na ida como na volta.

Publicidade

A aprovação do PL foi criticada por deputados da base do Governo de Minas e gerou campanhas contrárias nas redes sociais, com duas hashtags pedindo para que Zema vete o projeto e reivindicando “liberdade para o busão (sic)”. Durante a discussão da PL e após a aprovação, os motoristas da categoria também realizaram manifestações.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Flávia Martins y Miguel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.