Falso: foto do traficante Pablo Escobar ao lado do novo presidente da Colômbia é uma montagem
O conteúdo enganoso, que começou a ser compartilhado há uma semana no Brasil, foi desmentido pela imprensa colombiana
MonitoR7|Diego Alejandro, do R7*
Uma enxurrada de fake news no Brasil tenta desqualificar o recém-eleito presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Em uma dessas postagens, o político de esquerda estaria junto com o traficante de drogas já morto Pablo Escobar e outros homens. Porém, é uma montagem.
Inicialmente, as mensagens causam desconfiança por terem características típicas desses boatos de redes sociais: caráter vago, tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.
O conteúdo enganoso, que começou a ser compartilhado há uma semana, ainda persiste. Teve mais de mil compartilhamentos no Facebook e no Twitter. "Gustavo Petro: presidente eleito na Colômbia. Narcotraficante das Farc, apoiado pelo PT, cúmplice de Pablo Escobar. Tá bom para vocês?", diz o texto de um dos posts.
A imprensa colombiana já informou que a foto é adulterada e que ela viralizou durante a campanha presidencial.
Leia também
Através da busca reversa da imagem é possível chegar à foto original. Nela pode-se notar o lugar onde o rosto de Gustavo Petro foi inserido. De acordo com o site TinEye, a imagem foi postada na internet pela primeira vez em 18 de setembro de 2015.
O site Colombiacheckpublicou em dezembro de 2021 que a imagem verdadeira de Escobar aparece em várias reportagens no país sobre "a vida de excessos do narcotraficante".
"Na foto original, que tem um plano mais aberto, se observa que a pessoa que está ao lado de Escobar é um homem com bigode." Ao lado deles está também Gustavo Gaviria, primo de Escobar. Como ele morreu em agosto de 1990, diz o Colombiacheck, o registro foi feito antes desse período.
Já a foto de Petro inserida é de um encontro entre ele e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez em julho de 1994, em Bogotá. A mesma foto aparece a partir de uma busca simples no Google por "gustavo petro hugo chávez".
Portanto é falso que Petro esteve ao lado de Pablo Escobar. Recentemente, também checamos uma notícia antiga, que foi usada por um deputado federal brasileiro e que insinua que a eleição colombiana foi fraudada .
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br
*Estagiário do R7, com edição de Marcos Rogério Lópes