É pouco dinheiro para muito mês! E agora?
André Azeredo|Do R7

A economia do país está voltando ao normal. Mas ainda tem muito chão pela frente. Enquanto isso, o brasileiro ainda precisa conviver com preços altos. Bem altos. Pra isso, muita gente está batalhando uma renda extra.
A seguir, uma entrevista com Beatriz Nóbrega, nossa consultora de emprego do SP no AR, pra saber algumas dicas. São valiosas!
Bia, estou pensando em ganhar um dinheiro a mais no mês. Como devo fazer?
Beatriz: O brasileiro é corajoso. Como é algo que você vai fazer na “hora da folga”, faça algo que você goste. Mas, pra facilitar, fiz uma listinha.
1. Pesquise o que as pessoas precisam e você pode oferecer
2. Descubra quanto elas pagariam por isto
3. Veja quanto de dinheiro precisará para começar.
4. Quanto de dinheiro precisará para manter
5. Se pergunte: terei tempo e disposição?
Se sim, comece!
6. Conte para todos
7. Dê o seu melhor — seja um produto ou um serviço — surpreenda o cliente.
8. Colha depoimentos
9. Reinvista
10. Tenha ainda mais sucesso
Bia, que tipo de atividade posso fazer?
Ah, são várias possibilidades. As mais comuns são artesanato; refeições e guloseimas; vendas por catálogo; transporte de pessoas ou objetos; venda de produtos usados.
Eu tenho meu trabalho principal, numa empresa. Posso ter problema?
Bem, lembre-se que seu trabalho principal é seu ganha-pão. Portanto, a prioridade é ele. Primeiro, a sua atividade extra não pode atrapalhar seu trabalho original. Segundo, fale com seu chefe. Geralmente, os códigos de ética das empresas dizem se é permitido. Caso não diga ou não tenha, é melhor conversar com o chefe imediato. Uma alternativa é anotar encomendas e entregar depois se não puder carregar muitos produtos.
Eu me torno um empresário ao fazer essas coisas? Preciso ser um? Ter um CNPJ?
Não. A pessoa é um autônomo regularizado. E não tem nada de errado nisso! Se quer crescer, vender para empresas, cabe sim abrir uma MEI (Micro Empreendedor Indivisual) e ter benefícios como a aposentadoria e auxílio-doença e contribuir com o país.
MAIS DICAS!!!
Meus queridos, quem, por acaso, tiver interesse em aumentar o negócio, ser empresário, saber se precisa ser um empresário (ter um CNPJ) para poder fazer alguma coisa pode consultar o site do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
SP NO AR
No nosso Jornal, rodamos uma reportagem bem legal sobre este assunto. Assista aí:
BOA SORTE, GUERREIRAS E GUERREIROS!
ESPERAMOS VOCÊS, SEMPRE ÀS 7H30!














