Produtos piratas: qual a vantagem?

Vamos falar sobre pirataria. Mas aqui não vou adotar um tom professoral e de falso moralismo. Eu reconheço (não sou tolo) a absorção de mão de obra por este mercado informal. Ainda mais quando o desemprego é alto.

A minha pergunta, sincera no entanto, é por que comprar um produto pirata como um perfume, camisetas, tênis... Nós concordamos que a qualidade jamais será nem perto da original. Certo? Então, na verdade, o comprador de um produto pirata apenas está fazendo uma propaganda enviesada para aquela marca. Faz sentido pra você?

A pessoa vira um outdoor ambulante das grandes marcas usando um produto de péssima qualidade. O comprador mostra o quão aquela marca é importante na vida dele. Usando uma coisa ruim e a marca ainda fica furiosa, e com razão se certa forma.

Qual a solução? Na minha cabeça simples. Fortaleçamos as pequenas confecções. Brasileiras. Que vão gerar emprego. Impostos. Sem contar que os produtos serão de qualidade melhor. Pode ser uma utopia minha. Admito. Mas vejo como uma das soluções. Não a única.

Só quero que você se faça a pergunta quando for comprar um produto pirata, em especial roupas: Por que, afinal, eu escancarar essa marca para todo mundo ver se eu não tenho o beneficia da qualidade do produto original?

Por que essa marca é tão importante???
Pensa aí e responde! Pra você mesmo.

Compartilho uma matéria que fiz com o Núcleo de Jornalismo investigativo da maior fábrica de perfumes piratas que já se teve notícia. Pior, a forma como são feitos não é lá muito confiável. Vai pra sua pele.

Últimas