Polícia europeia apreende na costa da África veleiro que saiu do Brasil com 2,8 toneladas de cocaína
Segundo a Europol, a droga foi encomendada pelo Cartel dos Bálcãs
André Azeredo|André Azeredo e André Azeredo
A Europol, a polícia europeia, apreendeu no fim de agosto um veleiro que partiu do Brasil com uma carga de 2,8 toneladas de cocaína. A apreensão aconteceu a 600 milhas náuticas (1.111 km) de Cabo Verde.
Segundo a Polícia Federal, o barco a vela foi carregado em alto-mar entre São Paulo e Rio de Janeiro. A encomenda pertencia ao Cartel dos Bálcãs, de acordo com a Europol. A máfia baseada no Leste Europeu, onde ficam países como Sérvia e Croácia, esperava comercializar 2,8 toneladas de cocaína.
A droga estava organizada em dezenas de malas de viagens, do tipo bolsas esportivas de náilon. A bagagem com cocaína ocupava boa parte do veleiro, tripulado por quatro pessoas.
Segundo a Europol, a polícia da Sérvia vinha monitorando as incursões do grupo criminoso ao Brasil desde o ano passado. As missões em território brasileiro eram para organizar remessas de cocaína compradas na Bolívia, Peru e Colômbia, mas despachadas com a logística dos traficantes brasileiros.
A pequena embarcação a vela enfrentou uma travessia oceânica perigosa. Ainda faltavam 1.111 quilômetros para chegar às ilhas Canárias, território espanhol na costa da África, no oceano Atlântico.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.