Aceleramos a nova Honda CBR 650R em uma pista de verdade
Nova esportiva faz jus à sua história e fica mais fácil de pilotar o que agrada a motociclistas menos experientes
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
A Honda lança no Brasil a nova dupla CBR 650R e a CB 650R Neo Sports Café, duas propostas diferentes com a mesma motorização que detalhamos aqui no R7-Carros. Desta vez tivemos a chance de acelerar esta esportiva em sua nova geração no autódromo do Haras Tuiuti no interior paulista, em um primeiro contato com a versão mais esportiva.
Direto da década de 1970, a "CB" mantém os coletores do escapamento conectados ao motor quatro cilindros com curvas sinuosas. Mas fica somente nesta característica já que a CB 650 veio mudando ao longo das últimas décadas. Agora ela usa chassi Diamond onde o motor faz parte da estrutura da motocicleta, há controle de tração, freios Brembo de pinças radiais, bengalas invertidas Showa na dianteira e monoamortecedor traseiro além do seu estilo esportivo imortal. Só destoa o banquinho do garupa - exigência do mercado brasileiro - e a traseira "espichada" como uma extensão que não combina muito com o estilo da motocicleta.
O ronco é instigante e à primeira tocada no acelerador vem a surpresa: ela está mais leve e também é fácil de ser pilotada por alguém menos experiente. As seis marchas tem embreagem deslizante que tornam o trabalho mais fácil enquanto a CBR 650R aderna em cada curva com leveza.
O painel digital com tela de LCD tem o "shift light" que ajuda a controlar o tempo de troca mas na pista vale a pena deixar o quatro cilindros girar alto entregando os 88,4cv com 6,1kgfm de torque já a partir das 3.000rpm. Se falhar a atenção, o Selectable Torque Control (HSTC), ajuda a evitar deslizes na roda traseira, o que também testamos na saída do autódromo em uma pista de terra.
Em uma frenagem mais forte as luzes das setas se acendem indicando que foi preciso acionar o freio de forma mais vigorosa. E assim a CBR 650R ganha o seu habitat natural nas curvas inclinadas do autódromo com aceleração rápida e emocionante com controle agora mais simplificado.
A CBR 650R tem garantia de 3 anos e assistência 24 horas pelo mesmo período e custa R$ 40.080,00.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.