Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anfavea confirma volta do Salão do Automóvel em 2024 como evento de tecnologia

Feira será realizada em novembro do próximo ano no novo Distrito Anhembi

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Nesta semana, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) confirmou em uma coletiva de imprensa o retorno de uma mostra voltada aos lançamentos de carros no Brasil. O evento, que era conhecido como Salão do Automóvel desde a década de 1960, não foi mais realizado desde 2018. Agora, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, confirmou que o evento voltará, porém em um novo formato: o de feira de tecnologia.

RENEGADE ELÉTRICO: esse é o Jeep Avenger com 156 cv e até 550 km de autonomia! Vem para o Brasil? Veja o vídeo!

Marcio de Lima conversou com o R7-Autos Carros a respeito da mudança na proposta desse evento. “O Salão do Automóvel no formato como era feito antes já não cabe mais na realidade de hoje. Hoje tratamos de mobilidade, temos tecnologias exclusivas do Brasil que podemos mostrar para o mundo. Já conversamos com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e teremos o apoio do governo e da Apex para voltarmos a fazer esse evento em um novo formato”, disse.

Evento será tecnológico
Evento será tecnológico Evento será tecnológico

Segundo o presidente da Anfavea, o evento de mobilidade será realizado em novembro do próximo ano, possivelmente no Distrito Anhembi. Fontes ligadas à Anfavea afirmam que, além da mostra de veículos, o formato pensado para esse evento inclui experimentação, como teste, e até a venda de veículos, envolvendo agentes financeiros e todo um ecossistema em torno de um evento com novo perfil. A inspiração está em grandes feiras de tecnologia, como a CES (Consumer Electronic Show), realizada em janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Publicidade
Evento foi realizado pela primeira vez no país em 1960
Evento foi realizado pela primeira vez no país em 1960 Evento foi realizado pela primeira vez no país em 1960

História do Salão do Automóvel

O evento foi realizado pela primeira vez no país em 1960, no parque Ibirapuera, e era um desdobramento de uma feira de novidades para indústria e tecnologia na época.

Publicidade
Salão do Automóvel já foi sucesso no passado
Salão do Automóvel já foi sucesso no passado Salão do Automóvel já foi sucesso no passado

Naquele momento, a indústria automobilística no Brasil estava nascendo, e os primeiros carros feitos aqui eram expostos com ares de novidade, alinhando a indústria nacional com o que havia de mais moderno no mundo. A iniciativa foi de Caio de Alcântara Machado, que desenvolveu o evento que se tornou referência em todo o país.

Evento no Anhembi no passado
Evento no Anhembi no passado Evento no Anhembi no passado

A partir de 1970, o Salão do Automóvel passou a ser realizado no novo pavilhão do Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina. Na segunda década dos anos 2000, o evento passou a ser realizado no São Paulo Expo, e agora deverá voltar ao Distrito Anhembi, que foi privatizado e oferecerá novos espaços, maior comodidade e a possibilidade de novos formatos de eventos para a cidade de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.