BYD supera 170 mil veículos vendidos no Brasil em três anos
Resultado confirma o crescimento da marca no país e o avanço da eletrificação no mercado automotivo nacional

A BYD alcançou a marca de 172.303 veículos 100% elétricos e híbridos plug-in emplacados no Brasil desde 2022. O resultado confirma o crescimento da marca no país e o avanço da eletrificação no mercado automotivo nacional dias antes da inauguração da fábrica de Camaçari que acontece ainda nesta semana.

Entre os modelos mais vendidos estão o BYD Dolphin Mini, com 44.945 unidades e o BYD Song Plus, com 36.213 unidades. O Dolphin Mini é o primeiro elétrico produzido por brasileiros na fábrica de Camaçari (BA), enquanto o Song Plus representa o principal produto híbrido plug-in da marca. Somando a linha Song Pro, Plus e Premium, a BYD lidera as vendas de SUVs híbridos PHEV no país.
Desempenho em setembro de 2025
Em setembro de 2025, a BYD registrou 9.934 emplacamentos de veículos de passeio, alcançando a sétima posição geral no ranking nacional, com 5,56% de participação de mercado. Considerando automóveis e comerciais leves, a empresa somou 10.024 unidades e 4,33% de market share, ocupando o oitavo lugar geral nas vendas. No acumulado do ano, a BYD já contabiliza 77.198 unidades emplacadas no Brasil.

Ao analisar apenas as vendas de varejo, a BYD ocupou a quinta posição entre as marcas de automóveis, com 9,21% de participação, atrás de Volkswagen, Fiat, GM e Hyundai. A marca liderou o mercado em Porto Velho (RO) e Maceió (AL), além de ocupar a segunda colocação em Brasília (DF) e o terceiro lugar em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

Modelos mais vendidos no varejo
Em setembro, os principais modelos da BYD no varejo foram:
• BYD Dolphin Mini – 3.067 unidades
• BYD Song Plus – 1.322 unidades
• BYD Song Pro – 1.172 unidades
• BYD Dolphin – 1.110 unidades
Segmento de elétricos e híbridos
A marca também manteve a liderança entre os veículos 100% elétricos (BEV) no país. Foram 5.687 unidades elétricas emplacadas em setembro, representando mais de 70% do market share do segmento. Os três modelos mais vendidos do ranking nacional foram da BYD: Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Pro. No segmento de híbridos plug-in (PHEV), a BYD registrou 4.333 emplacamentos e participação superior a 22%.

Perspectivas
O vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, destacou que o marco de 170 mil unidades ocorre pouco tempo após a empresa atingir 150 mil veículos vendidos. Segundo ele, o início da produção nacional em Camaçari marca uma nova etapa da empresa no país e amplia a capacidade de oferta local de veículos eletrificados. A cerimônia de inauguração da fábrica terá a presença do presidente Lula.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














