COP30: quais são os carros mais eficientes do país nas principais categorias?
Menor consumo e emissões segundo o Inmetro tem Onix, Corolla Cross e Ford Maverick como líderes em suas categorias
Nesta semana na COP 30 políticos e representantes da sociedade civil se reúnem para debater e definir estratégias contra as mudanças climáticas, o tema da sustentabilidade volta a ganhar destaque em Belém/PA. Em que pese o Brasil tenha uma matriz de energia limpa de 88%, uma das mais altas do mundo e também uma frota composta pela maioria de veículos flex, vale a pena saber quais deles são os mais eficientes segundo o INmetro.

Eficiência energética é a combinação de baixo consumo e também de menos emissões de poluentes. E muitos consumidores preocupados com as emissões não sabem se o automóvel que é usado todos os dias em casa é de fato um veículo eficiente.

Neste artigo o R7-Autos Carros lista os 5 carros mais eficientes do país no consumo de energia e emissões.

Essa é a medida usada no Brasil pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que utiliza essa métrica em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) para classificar os veículos quanto à eficiência energética, atribuindo notas de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).

Hatch compacto: Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix é o hatch mais eficiente do Brasil. Seu consumo de energia equivale a 1,41MJ/km vencendo o Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20.

O mais econômico é o Onix LT com motor 1.0 flex de três cilindros aspirado de até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque combinado com câmbio manual de seis marchas o que contribui para o excelente consumo de até 16,7km/l na estrada.

Consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,9 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 13,8 km/l (cidade) e 16,7 km/l (estrada)

Sedã compacto: Chevrolet Onix Plus
O sedã da Chevrolet venceu HB20S e Fiat Cronos e Volkswagen Virtus. Na versão 1.0 LT o Onix Plus tem motor 1.0 flex de três cilindros aspirado de até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque também com manual de 6 marchas e seu consumo energético é de 1,43MJ/km. O Onix também se destaca pelas 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP e pela boa lista de equipamentos.

Consumo com etanol: 9,2 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada)

SUV compacto: Citroën Basalt
O Basalt é o produto mais vendido da marca Citroën no Brasil. Mesmo usando a mesma plataforma do C3 e Aircross, o Basalt surpreendeu nos testes de consumo pela sua categoria. A versão de entrada com motor 1.0 Firefly de 71/75cv e 10kgfm de torque combinado com câmbio manual alcança um consumo energético de 1,56MJ/km. A versão de entrada já tem itens como multimídia e ar condicionado embora seja um veículo com apenas dois airbags.
Consumo com etanol: 9,2 e 10,km/l na estrada
consumo com gasolina: 13,2km/l na cidade e 14,3km/l na estrada

SUV médio: Toyota Corolla Cross Hybrid
A versão híbrida do Corolla Cross também se destaca pelo baixo consumo energético. Equipado com motor 2.0 flex combinado com motor elétrico de 122cv ele nem de longe é o mais potente da categoria mas eficiência sim. O SUV da Toyota tem consumo energético de 1,36MJ/km.

consumo com gasolina: 11,7km na cidade e 13km/l na estrada
consumo com etanol: 8,2km/l na cidade e 11,11km/l na estrada
Picape compacta: Maverick Hybrid
Na lista de picapes a Ford Maverick Hybrid é a mais eficiente do mercado. A picape híbrida que teve uma nova versão divulgada essa semana com outro motor elétrico mais potente já figurava na lista do Inmetro e por isso ela foi colocada no ranking considerando a versão até o modelo 2025. A Maverick tem consumo energético de 2,26MJ/km considerando assim o motor 2.0 de ciclo Atkinson e propulsor elétrico.

consumo com gasolina: 8,8km/l na cidade e 11,1 na estrada.
Vale lembrar que a versão 2025 promete muito mais economia de combustível e provavelmente ela terá sua nota atualizada em pouco tempo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















