Ford lança E-Transit 100% elétrica e versão a diesel automática
Modelo elétrico estará disponível só para clientes corporativos e terá motor elétrico de 269cv
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Ford lança no país a quinta versão da Transit, líder em vendas na Europa, agora com opção de motor 100% elétrico. Disponível somente na versão furgão, a E-Transit mantém estrutura e carroceria do modelo convencional com alguns diferenciais e motor de 269cv com 317km de autonomia por recarga.
FORD E-Transit ELÉTRICA com 269cv e 317km de autonomia: vai dar certo? Veja o vídeo!
A marca aproveita e passa a oferecer a Transit a diesel (motor 2.0 Ecoblue de 165cv e 39,7kgfm de torque) com câmbio automático de dez velocidades, o mesmo oferecido nas pick-ups da Ford nos EUA.
E-Transit
Com foco corporativo, a E-Transit será oferecida apenas para empresas neste primeiro momento. Assim, a Ford oferece diferenciais de acompanhamento por telemetria, pós venda, agendamento de serviços e conectividade que são diferenciais da linha.
Visualmente há poucas diferenças em relação ao modelo a diesel. A E-Transit traz frisos na cor azul dentro de grade, o bocal de abastecimento com o logo do carro em baixo relevos e o emblema do veículo com um friso azul, bem como calotas plásticas.
A E-Transit usa motor 100% elétrico de 269cv (198kw) e 43,8kgfm de torque com tração traseira alimentado por um conjunto de 68kwH de baterias instaladas sob o assoalho com autonomia de 317km por recarga. A alimentação é feita por sistema de 11kW (wallbox) em 8,5h ou 35 minutos em sistemas de alta potencia com até 115kW.
Entre os diferenciais a van elétrica da Ford tem três modos de condução, sistema de regeneração das baterias, assistente de cruzamento, seletor e-shifter de botão giratório, câmera 360° e assistente de estacionamento além de freio com acionamento elétrico por botão.
Segundo a Ford o custo operacional da E-Transit é 40% menor do que a versão diesel e o modelo será oferecido também na Argentina e no Chile. O preço não foi revelado e deve ser consultado na rede de revendedores Ford.
Tivemos um primeiro contato com a novidade dentro do Centro de Distribuição da Ford em Cajamar, região da grande São Paulo. Foi possível perceber a boa aceleração do modelo elétrico que é bem mais forte do que a versão a combustão mantendo a mesma dirigibilidade e ângulo de manobras dos modelos diesel.
Transit automática
Também está disponível na linha Ford a Transit com câmbio automático nas versões 15 e 18 passageiros bem como a versão furgão. A transmissão de dez velocidades é a mesma usada nas pick-ups como a F-150 nos EUA e trabalha com o mesmo motor 2.0 Ecoblue de 165cv com tração traseira.
Entre os diferenciais do câmbio além do conforto estão a baixa manutenção prometida pela marca. O câmbio tem trocas de óleo do conjunto feitas a cada 250 mil km rodados. No entanto, a Ford também não revelou o preço das versões automáticas da Transit.
“Trabalhamos 24x7 com nosso cliente corporativo para entender as necessidades desse cliente. Temos o mesmo produto, tecnologia e conectividade oferecidos em outros países na Ford Transit vendida no Brasil”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford.
Concorrentes eletrificadas
A E-Transit chega ao mercado para brigar indiretamente com a Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert, que foram lançadas no ano passado. Embora essas vans sejam menores, o modelo da Ford pode conquistar clientes dos utilitários franceses por ter um porte mais robusto.
NOVA FORD TRANSIT FURGÃO está de volta! Vai vencer a tradicional Mercedes Sprinter? Veja o vídeo!
Agora, a rival direta da Ford E-Transit é a Renault Master E-Tech, já apresentada no Brasil no evento Renault E-Tech Day neste ano. A van, que foi prometida para 2023, terá uma autonomia para rodar até 200 quilômetros. A montadora não revelou os dados de motorização.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.