Novo BMW iX3 anda como carro a combustão só que em silêncio
Crossover elétrico tem motor de 286 cv e som emulado de motor a combustão
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Além do novo BMW Série 3 a divisão brasileira da marca bávara estreia no país o crossover iX3. De porte médio, ele tem motor 100% eletrico, visual arrojado mantendo o perfil tecnológico da marca e vem da China para brigar com concorrentes premium do mesmo segmento.
NOVO BMW iX3 ELÉTRICO é mais potente que uma Hilux e tem mais autonomia que um Volvo C40. Veja o vídeo!
O iX3 estreia uma nova linguagem de design com a característica grade fechada, novos faróis Laser e para-choques angulosos. O crossover vem com pacote aerodinâmico MSport, conta com Suspensão adaptativa, teto panorâmico e rodas com design mais fechado e pneus específicos para carro elétrico por conta do peso e ainda menor ruído de rolagem.
A BMW amplia o portfólio de SUVs elétricos com o segundo modelo com esse tipo de motorização após a oferta do iX. Aksel Krieger presidente e CEO do BMW do Brasil lembra que “Em 8 anos metade do mercado premium será de veículos elétricos BEV e que a marca já tem 400 pontos públicos de recarga para carros elétricos e mais de 40.000 clientes já usam o my BMW App em boa parte desenvolvido no Brasil onde é possível localizar pontos de carga e agendar revisões por exemplo”.
O iX3 M Sport é a única versão disponível para o carro que mede 4,73m de comprimento, 2,86m de entre-eixos, 1,68m de altura e 2,13m de largura com os retrovisores.
O iX3 traz o motor elétrico no eixo traseiro de 286cv e 40kgfm de torque, alimentado por baterias de íon de lítio de quinta geração com 10 módulos (só o kit de baterias tem 8 anos de garantia ou 100.000km). A autonomia anunciada é de 460km (ciclo WLTP). O conjunto pode ser recarregado em wallbox de 11kW em 7,5 horas sendo que o equipamento já está incluído no preço do carro. Em sistemas de alta velocidade as baterias são recarregadas em 32 minutos.
A parte interna mantém o bom padrão de acabamento usando couro e plástico de boa qualidade revestindo todo o interior. Diferente do Série 3, o iX não traz tela curva integrada mas separa bem o cluster da multimídia de 12,3” que traz Assistente Pessoal Inteligente com assistente Amazon Alexa e outros apps de conectividade e segurança. O carro já conta com chip de internet pronto para o sistema 5G e sistema de telemetria e concierge 24h à disposição do motorista.
Ao ligar o iX3 a boa surpresa está no pacote de assistência ao motorista o que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento automático, ar-condicionado de três zonas com saídas de ar no banco traseiro e controles digitais, carregador por indução, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, Wi-Fi e som Harman Kardon com conjunto de 16 alto-falantes.
O iX3 tem três modos de condução: Eco Pro, Comfort e Sport sendo que nos últimos dois modos o crossover emula um som de aceleração instigante desenvolvido pelo músico Hans Zimmer. A boa dinâmica de curvas e direção como um todo são bem acertadas apesar do centro de gravidade mais elevado. Com mais de 500kg de baterias no assoalho, o iX3 é agradável como um carro de passeio mas com muita tecnologia a bordo.
O iX3 M Sport estreia no país por 475.950,00, versão única, e quer brigar com o Volvo XC40 que é menor, porém mais potente e com menor autonomia mas bem mais em conta. Ele também chega para concorrer com com modelos eletrificados como Audi E-tron, o Jaguar I-Pace e a Mercedes EQC.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.