Omoda e Jaecoo vão investir “bilhões de euros” na Europa para desafiar rivais
Marcas já confirmadas no Brasil farão grande ofensiva rumo às marcas coreanas no Velho Continente
A Chery International, dona das marcas Omoda e Jaecoo já confirmadas no Brasil, acaba de anunciar mais alguns passos no mercado europeu. Enquanto por aqui teremos que esperar até 2025, a Chery irá investir “bilhões de euros” em marketing, desenvolvimento e produtos com foco exclusivo na Europa.
Kevin Cheng, CEO da Omoda e Jaecoo para a Itália, disse em uma entrevista à imprensa local que as marcas da Chery estão mirando empresas como Kia, Hyundai, Nissan e Volkswagen como referências de mercado. Chang lembrou que a Kia levou quase 20 anos para se tornar uma marca confiável na Europa, e que o objetivo da Omoda e Jaecoo é alcançar esse status em três anos.
Tanto a Omoda quanto a Jaecoo (sempre juntas) já estão se estabelecendo na Europa mas ainda não divulga números de venda no continente. De forma global a Chery divulgou a marca de 150.000 veículos vendidos globalmente.
E a chegada das marcas da Chery acontece em um contexto onde a União Europeia está propondo uma tarifa adicional de 20,7% sobre os carros da Chery como parte de seu esquema de tarifas sobre veículos elétricos. Cheng disse que o momento é “desafiador” mas que isso não vai mudar os planos das marcas.
Cheng disse que a Chery International está em busca de um parceiro local para operar em sua recém-adquirida fábrica em Barcelona, na Espanha, sua primeira unidade de manufatura na Europa. Além disso, o grupo está avaliando opções para uma segunda fábrica. O próprio governo italiano já divulgou que negocia com a Chery uma fábrica no país.
Por aqui, dada a proporção do nosso mercado, os investimentos são mais modestos porém bem pretensiosos. A Omoda e Jaecoo devem receber R$ 200 milhões em investimentos para lançar a marca no Brasil já com 50 concessionárias na primeira fase da operação. No entanto, o plano de lançamento em agosto desse ano passou para o primeiro trimestre de 2025. Durante um evento, a Omoda e Jaecoo anunciaram até mesmo a produção nacional de veículos da marca no Brasil.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.