Quanto custam os carros usados em São Paulo? Veja marcas e modelos mais aceitos
Entre os carros usados mais vendidos a GM lidera a preferência com 18,71%
Só neste ano no Brasil pouco mais de 10 milhões de carros usados foram vendidos em lojas, concessionárias, feirões e transações entre particulares segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). Entre 2023 e 2024 o aumento das vendas de usados está no patamar de 20%. Mais acessíveis, os carros usados representam em média 5 vezes mais vendidas do que os modelos novos cujos preços partem de cerca de R$ 70 mil.
Mas quais são os modelos usados mais vendidos e as marcas mais bem aceitas neste mercado? A Potencial Pesquisas Inteligentes atualizou uma pesquisa feita em São Paulo onde mostra as marcas e os modelos mais vendidos ao longo do ano 2024.
GM é a marca líder dos usados
Entre os carros usados mais vendidos a GM lidera a preferência com 18,71% seguida pelas seguintes montadoras: Volkswagen com 14,37%, Honda com 12,02%, Fiat com 10,90% e Hyundai com 8,80%.
E os modelos mais vendidos em São Paulo?
O levantamento da Potencial Pesquisas Inteligentes mostra ainda os modelos que são mais bem vendidos no universo de usados. Elencamos ao lado o motivo dessa escolha.
Chevrolet - Onix e Cruze
O compacto da GM foi o carro mais vendido do Brasil por cerca de 4,5 anos. Com motor 1.0 ou 1.4 todas as versões são bem aceitas com manutenção barata inclusive os de câmbio automático (sempre 1.4). Já o Cruze que saiu de linha há pouco tempo tem boa relação de custo benefício entre os usados e boa fama de manutenção da marca que tem 600 concessionários pelo Brasil.
Volkswagen Fox e T-Cross
A Volkswagen tem no Fox um dos modelos campeões dos usados, acima até mesmo do Gol que é líder nacional. O Fox saiu de linha em 2022 e fez sucesso em todas as versões com motor 1.0 e 1.6 inclusive as versões com motor MSI considerado robusto e econômico. As versões iMotion com câmbio automatizado são vistas com ressalvas mas em geral o Fox vai bem em todos os segmentos. Tem versões bem procuradas como a Prime, Highline e Rock in Rio.
Já no caso do T-Cross o atual líder de SUVs no Brasil, a grande quantidade de carros no mercado já se reflete entre os usados. As versões 200TSi e 250TSi são todas bem recebidas mas modelos de entrada como Sense (menos equipados) desvalorizam mais.
Honda Civic e Fit
A Honda já tem boa fama entre os modelos novos e isso se transfere para os usados. Todas as gerações do Civic vão bem no mercado de usados desde o “New Civic” lançado em 2007.
Já o Fit conhecido por sua versatilidade em duas gerações com motor 1.5 e 1.5 também é reconhecido pela mecânica robusta.
Fiat Palio e Mobi
A Fiat sempre teve bom alcance em nível nacional com carros usados, considerados baratos e duráveis com manutenção simplificada. Mas em São Paulo o Uno sai de cena e abre espaço para o Palio que vai bem entre os usados e o Mobi que é o Subcompacto da marca já com alguns anos de experiência.
Hyundai HB20 e Creta
O Hyundai HB20 é um carro de sucesso entre usados. Desde as versões de entrada com motor 1.0 passando pelos 1.6 automáticos todos são bons de venda em lojas e concessionárias.
O Creta também é um dos mais vendidos do segmento de SUV no Brasil e sua robustez e boa fama da marca amplia a aceitação do modelo por aqui seja com motor 1.6 ou 2.0 que tem consumo elevado mas com mecânica confiável.
*a pesquisa foi feita no Feirão AutoShow em São Paulo aos domingos desde o início de 2024 até o fimdesetembro.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.