Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Testamos a nova geração do Honda Civic que agora é híbrido e promete 18,3 km/l

Mais conservador no design, sedã está bem mais equipado e tem consumo empolgante para voltar ao segmento dos médios

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Desenho do Honda Civic é marcadamente mais conservador
Desenho do Honda Civic é marcadamente mais conservador Desenho do Honda Civic é marcadamente mais conservador

A Honda lança no mercado brasileiro a nova geração do Honda Civic. Agora importado da Tailândia, e não mais produzido no Brasil (onde foi descontinuado no fim de 2021), o sedã inaugura a tecnologia híbrida já presente no Accord e promete consumo de 18,3km/l na cidade e 15,9km/l na estrada. Tudo nesta nova geração marca um novo passo para o Civic: design, motor, itens de série e a tecnologia que é um ponto de destaque reforçado pela marca. O novo Civic estreia em versão única por R$ 244.900.

CIVIC VOLTOU AGORA HÍBRIDO E FAZ ATÉ 18km/l e custa X mil, mais caro que Corolla, Arrizo e Cruze. Veja o vídeo!

Maior e mais pesado

O Civic parece um pouco maior e mais largo graças ao design que a Honda chama de “Low & Wide” (baixo e largo). A distância entre-eixos cresceu 35mm (agora com 2,73m enquanto a geração anterior tinha 2,70m), as bitolas estão mais largas e agora o sedã mede 4,67m de comprimento (antes eram 4,64m), 1,43m de altura (igual à geração antiga) e 1,80m de largura (1cm maior). Vale notar que a nova geração está 164kg mais pesada somando 1449kg e o porta malas de 495kg perdeu 30 litros de capacidade.

Continua após a publicidade
Traseira também é mais conservadora com lanternas amplas
Traseira também é mais conservadora com lanternas amplas Traseira também é mais conservadora com lanternas amplas

O desenho do carro é marcadamente mais conservador. A dianteira avançada, mais “bicuda”, traz ampla grade enquanto o farol guarda semelhança com o antigo modelo. Ainda na dianteira o logotipo da Honda tem moldura azul, o que remete à propulsão eletrificada. A área envidraçada está mais ampla e na lateral há uma marcada linha de cintura mais alta e há um friso cromado que termina mais largo na coluna C. A traseira também é mais conservadora com lanternas amplas e desenho da tampa do porta malas (feito em uma resina especial) traz um bico que remete a um aerofólio.

Por dentro as linhas mudaram de forma radical com painel recuado
Por dentro as linhas mudaram de forma radical com painel recuado Por dentro as linhas mudaram de forma radical com painel recuado

Por dentro as linhas mudaram de forma radical com painel recuado e marcado por uma linha central com treliças para as saídas de ar. Há novo cluster que é digital de 10 polegadas, novo volante e multimídia de 9 polegadas agora com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e com controle e monitoramento de uso de potência do motor híbrido. Já presente em outros modelos da gama Honda como o City, HR-V e Accord (que já testamos), o novo Honda Civic estreia o Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, detecção de carros e pedestres por câmera, farol automático (em LED para todo o sistema de iluminação do carro) entre outros recursos.

Continua após a publicidade
Banco traseiro tem um alto nível de acabamento e comporta bem cinco pessoas
Banco traseiro tem um alto nível de acabamento e comporta bem cinco pessoas Banco traseiro tem um alto nível de acabamento e comporta bem cinco pessoas

Motor híbrido estreia na linha do Civic

A grande novidade no Civic 2023 está na motorização com o sistema e:HEV. O motor 2.0 quatro cilindros de ciclo Atkinson a gasolina aspirado desenvolve 143cv e 19kgfm de torque combinado com um propulsor elétrico adicional alimentado por baterias de íons de lítio com 72 células sob o assento traseiro. A transmissão “e-CVT” atua como um controle elétrico simulando a troca de marchas no sedã. Assim, o novo Civic soma 184cv e 32kgfm de torque prometendo consumo de 15,9km/l na estrada e 18,3km/l na cidade.

Continua após a publicidade
Motorização do novo Civic soma 184cv e 32kgfm de torque
Motorização do novo Civic soma 184cv e 32kgfm de torque Motorização do novo Civic soma 184cv e 32kgfm de torque

Ao vivo: mais esportivo e eficiente

O R7-Autos Carros testou o novo Civic em um percurso de São Paulo a Itu, no interior paulista, em um percurso total de 150km. Mesmo com visual mais conservador, o emblema sob o capô fez o novo Civic arrancar olhares no trânsito pesado da capital paulista. O novo Civic ganhou avanços importantes em conforto, ergonomia e silencio a bordo com o desligamento quase imperceptível do motor a combustão.

Sedã tem consumo de 15,9km/l na estrada e 18,3km/l na cidade
Sedã tem consumo de 15,9km/l na estrada e 18,3km/l na cidade Sedã tem consumo de 15,9km/l na estrada e 18,3km/l na cidade

Com 184cv e 32kgfm de torque, o novo Civic acelera de forma vigorosa e rápida somando os dois motores com desempenho notadamente superior ao do antigo Civic 1.5 turbo na versão Touring. Também teve ganhos dinâmicos de estabilidade, com a traseira mais larga e com a percepção de um carro mais esportivo e próximo do chão. Também é destaque a coluna A, que está bem mais afilada, permitindo melhor visibilidade do carro.

Novo Civic acelera de forma vigorosa e rápida somando os dois motores com desempenho notadamente superior ao do antigo
Novo Civic acelera de forma vigorosa e rápida somando os dois motores com desempenho notadamente superior ao do antigo Novo Civic acelera de forma vigorosa e rápida somando os dois motores com desempenho notadamente superior ao do antigo

O shift paddle serve como controle de aceleração e frenagem na estrada de forma empolgante. O novo Civic também está bem equipado com o pacote Honda Sensing que permite viagens mais seguras com o controle adaptativo.

Sedã mede 4,67 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos
Sedã mede 4,67 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos Sedã mede 4,67 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos

A multimídia de 9 polegadas conta com alguns controles do veículo, monitoramento de força e uso dos motores do Civic, monitoramento de pressão de pneus e ainda traz som Bose e espelhamento sem fio assim como o carregamento de celulares no novo console central. Porém as câmeras, tanto do ponto cego do lado direito, quanto a de ré na traseira, poderia ter resolução melhor.

Multimídia tem 9 polegadas agora com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Multimídia tem 9 polegadas agora com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio Multimídia tem 9 polegadas agora com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio

O novo Civic mostra na prática a evolução da espécie estreando a solução eletrificada já presente (de forma menos tecnológica) no Toyota Corolla, líder do segmento. Em 2023 ele volta ao segmento por R$ 244.900 para disputar espaço com o Corolla, Caoa Chery Arrizo 6 (híbrido leve) e os não eletrificados Chevrolet Cruze e Nissan Sentra que chega no primeiro trimestre desse ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.