Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog da Farfan

Com baixo quórum, PEC das Drogas não será votada nesta semana

Apesar do adiamento, nos bastidores, governo já aceitou que PEC deve ser aprovada

Blog da Farfan|Do R7 e Tainá Farfan

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, falou sobre a PEC das Drogas
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, falou sobre a PEC das Drogas Record/Reprodução

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse ao blog que retomará a discussão sobre a PEC das Drogas, que criminaliza qualquer quantidade de porte e posse de drogas, na próxima semana.

Ele também afirmou pretender votar a proposta na mesma semana. Antes da votação, ainda faltam duas sessões de discussão, das cinco obrigatórias pelo regimento, antes da PEC ser votada pelos senadores.

Pacheco chegou a dizer que avançaria nesta semana, mas com o fim da janela partidária, na sexta-feira (5), a maioria dos parlamentares está focada em suas bases eleitorais e o Senado tem apenas sessões semipresenciais nos próximos dias.

O governo não gostaria de ver a proposta avançando, mas já aceitou a derrota no Senado Federal e não deve se posicionar sobre a votação. A tendência é que a matéria seja aprovada sem dificuldades.


A PEC, de autoria de Rodrigo Pacheco, é uma resposta ao julgamento no Supremo Tribunal Federal, sobre o qual o presidente do Senado já afirmou invadir uma competência do Congresso Nacional. Por isso, encabeçou o andamento da proposta de emenda à constituição.

Na Suprema Corte, já há cinco votos a três para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, com parâmetros para diferenciar usuário de traficante. O ministro Dias Toffoli pediu vista no início de março.

A PEC sobre drogas foi aprovada por ampla maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, no plenário, são necessários pelo menos 49 votos de senadores, em dois turnos, para a matéria ser aprovada e seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.