CPI do MST marca depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a próxima semana
Oposição, que tem maioria na CPI, vinha tentando ouvir o ministro desde junho; depoimento foi marcado para a quarta-feira (9)
Blog do Nolasco|Do R7
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) marcou para a próxima quarta-feira (9) o depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O PT ainda tenta buscar formas de impedir o depoimento do ministro, e deve recorrer à mesa diretora da Câmara.
A justificativa para a convocação foi o grande número de invasões na Bahia, estado que foi governado por Rui Costa. Os parlamentares também querem ouvi-lo sobre os relatórios da atuação do movimento social produzidos pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que atualmente está subordinada à Casa Civil.
A oposição tem maioria dos integrantes na CPI do MST e tem causado constrangimento ao governo. Desde junho a oposição tenta convocar o ministro. No entanto, os governistas conseguiram um acordo para a retirada de pauta dos requerimentos.
O objetivo da oposição na CPI é investigar os financiadores do MST, que, junto com outros grupos ligados à questão agrária, promoveu cerca de 60 invasões em 2023, segundo um levantamento da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.