Ex-presidente Jair Bolsonaro vai fazer duas cirurgias
O político vai fazer uma cirurgia nasal para corrigir o desvio de septo e outra de correção do refluxo gástrico esofágico
Blog do Nolasco|Do R7 e Thiago Nolasco
O ex-presidente Jair Bolsonaro vai fazer duas cirurgias na semana que vem. Uma delas será nasal, para a correção de desvio do septo.
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. O problema só requer atenção quando interfere na função de respirar. O outro procedimento cirúrgico será para a correção de refluxo gástrico esofágico.
O ex-presidente explicou ao Blog que deve ser internado, em São Paulo, na segunda-feira (11) da semana que vem. "Está previsto eu baixar na segunda, operar na terça."
Bolsonaro disse também que não vai fazer neste momento uma nova cirurgia no intestino: "Está descartada. A da dobra da alça [intestinal] deve ser descartada para uma outra oportunidade. Vou fazer o septo [desvio de septo] e vou fazer uma correção de refluxo. Descartada porque, se você fizer a do intestino agora, tenho que colocar sonda nasogástrica, e não combina com a cirurgia de septo".
O ex-presidente tem uma suboclusão intestinal provocada pela facada durante a campanha. Ele já passou por quatro cirurgias após o atentado, nas eleições de 2018.
No mês passado, o ex-presidente foi internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, com dores na região abdominal. Na ocasião, ele precisou fazer uma série de exames preparatórios para as cirurgias. Entre eles, ressonância magnética, endoscopia, tomografia e exame de sangue.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.