Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de chuva faz Brasil acionar plano de contenção

Usinas termelétricas foram acionadas e importação de energia são medidas emergenciais já adotadas. Conta ficará mais cara.

Blog do Nolasco|Thiago Nolasco, da Record TV

Usinas termelétricas brasileiras
Usinas termelétricas brasileiras Usinas termelétricas brasileiras

A maior crise hidrológica dos últimos 91 anos. Essa é a avaliação do Ministério de Minas e Energia sobre a atual situação dos reservatórios do país, principalmente os reservatórios que ficam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de armazenamento água. A crise foi constatada porque o período de setembro do ano passado a abril de 2021, foi marcado pelo menor volume histórico de água nas represas das usinas hidrelétricas, responsáveis pela maior parte da energia gerada no Brasil.

Para enfrentar a seca, o Ministério de Minas e Energia, determinou que sejam acionadas as usinas termelétricas e também a importação de energia da Argentina e do Uruguai e a importação de gás natural da Bolívia. A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama, também foram chamados para participar das ações.

O objetivo é simples, poupar água das hidrelétricas com o uso de outras fontes de energia. No Palácio do Planalto é crescente a preocupação com o tema. Para o consumidor a notícia também não é boa, com a bandeira vermelha em acionamento, a conta ficará mais cara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.