‘Toda vez que Zelensky vem aos Estados Unidos, ele sai com US$ 100 bilhões’, diz Trump
Candidato republicano dá recado ao presidente da Ucrânia e critica governo democrata por apoio à guerra
O ex-presidente Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, voltou a afirmar nesta terça-feira (24), durante campanha no estado americano da Geórgia, que negociará o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Trump disse: “Temos que sair da Ucrânia.” E completou: “Biden e Kamala nos colocaram nessa guerra, e agora eles não conseguem nos tirar. Eles não conseguem nos tirar.”
O candidato republicano criticou novamente os altos valores gastos pelos Estados Unidos no conflito: “Toda vez que Zelensky vem aos Estados Unidos, ele sai com US$ 100 bilhões. Acho que ele é o maior vendedor da Terra. Mas estamos presos nessa guerra, a menos que eu seja presidente. Eu vou resolver isso, vou negociar. Eu vou sair. Temos que sair.”
Desta vez, Trump não especificou como conduziria a negociação, mas em outras oportunidades, o candidato afirmou que retiraria o apoio financeiro para forçar a Ucrânia a negociar com a Rússia.
A guerra entre Ucrânia e Rússia tem ganhado destaque no debate político americano. Nesta semana, o tema atraiu ainda mais atenção, pois o presidente ucraniano está nos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU e pretende se encontrar com o presidente Joe Biden e com os candidatos à Casa Branca. Volodymyr Zelensky busca a manutenção do apoio financeiro e o contínuo envio de armas.
Por outro lado, caso a candidata democrata Kamala Harris vença a eleição, pouca coisa deve mudar na política externa americana, e a Ucrânia poderá receber ainda mais apoio em um eventual novo governo democrata.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.