Logo R7.com
RecordPlus

Avanço na igualdade de gênero expõe desafios da diversidade racial no poder

Apesar de conquistas históricas na representatividade feminina, recorte racial segue revelando exclusões estruturais

Chá de Ideias|Do R7

  • Google News

O tema do Chá de Ideias desta semana destaca a recente aprovação, pelo Senado, de uma lista inédita e paritária de autoridades — 11 homens e 11 mulheres — resultado de resoluções do CNJ para ampliar a presença feminina no Judiciário. Apesar do avanço, o debate evidencia a permanência de barreiras raciais, já que apenas uma mulher negra, a juíza auxiliar Karen Batista de Souza, integra a lista. A reflexão aponta o impacto do chamado “pacto da branquitude”, conceito da pesquisadora Cida Bento, que explica como estruturas silenciosas mantêm privilégios raciais e impedem maior diversidade nos cargos de poder, ressaltando a necessidade de políticas e ações coletivas para romper essas desigualdades.

Mande ideias de assuntos aqui (https://www.instagram.com/ilana_trombka/) e aqui (https://www.linkedin.com/in/ilana-trombka-phd-4a1a34189/).

Ilana Trombka é diretora-geral do Senado Federal desde 2015. Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também tem especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ainda é doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Foi finalista do Prêmio Viva 2018 e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública (POP).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.