Chá de Ideias explica o significado do Ano Novo Judaico e as tradições que celebram um novo ciclo
Edição especial traz temas como o Rosh Hashaná, o Yom Kipur e o simbolismo de alimentos como maçã com mel e pão trançado
Chá de Ideias|Do R7
No novo episódio do videoblog Chá de Ideias, Ilana Trombka convida o público a conhecer tradições do judaísmo em um bate-papo sobre o Ano Novo Judaico. Enquanto saboreia um chá de maçã — símbolo de doçura e acolhimento —, ela explica o significado do Rosh Hashaná, celebrado entre 22 e 24 de setembro, que marca a entrada no ano 5.786 segundo o calendário judaico. Durante a data, é costume comer maçã com mel, pães trançados e sementes de romã, todos símbolos de prosperidade e renovação. Ilana também fala sobre o período de dez dias de introspecção que antecede o Yom Kipur, o Dia do Perdão, considerado o mais importante do judaísmo. Nesse momento, fiéis jejuam e pedem perdão a Deus, às outras pessoas e a si mesmos. O toque do chofar, instrumento feito do chifre de carneiro, encerra tanto o Rosh Hashaná quanto o Yom Kipur, marcando o fechamento simbólico do “livro da vida”. Ao final, Ilana destaca a importância da fé como força que impulsiona a vida e convida o público a compartilhar experiências e tradições religiosas nas redes sociais do programa.
Mande ideias de assuntos aqui (https://www.instagram.com/ilana_trombka/) e aqui (https://www.linkedin.com/in/ilana-trombka-phd-4a1a34189/).
Ilana Trombka é diretora-geral do Senado Federal desde 2015. Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também tem especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ainda é doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Foi finalista do Prêmio Viva 2018 e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública (POP).
Últimas
