Logo R7.com
RecordPlus

Climão no Chá de Ideias: racismo ambiental, equidade de gênero e o alerta vindo da COP30

Confira reflexões da COP30 e como mulheres, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores de periferias sofrem impactos ambientais desproporcionais

Chá de Ideias|Do R7

  • Google News

No novo episódio do Chá de Ideias, Ilana Trombka compartilha impressões da COP30, em Belém, e explica como a mobilização indígena evidenciou questões profundas de injustiça climática. Ela detalha o conceito de racismo ambiental, que expõe comunidades marginalizadas — indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores de periferias — a riscos ambientais até 15 vezes maiores do que os vividos por pessoas em áreas protegidas. Ilana destaca também o papel decisivo das mulheres nos desastres e na rotina de cuidado com o meio ambiente, mas ressalta que elas não recebem proteção equivalente nas políticas públicas após tragédias. Para ela, políticas climáticas neutras não funcionam: só haverá avanço quando equidade e diversidade forem prioridades na distribuição de recursos e nas decisões ambientais globais.

Mande ideias de assuntos aqui (https://www.instagram.com/ilana_trombka/) e aqui (https://www.linkedin.com/in/ilana-trombka-phd-4a1a34189/).

Ilana Trombka é diretora-geral do Senado Federal desde 2015. Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também tem especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ainda é doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Foi finalista do Prêmio Viva 2018 e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública (POP).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.