Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acordo no Ceará afeta cenário nacional e tenta isolar Ciro Gomes

Aproximação entre tucanos e petistas mira ponto forte de pedetista. Encontro entre Tasso e Lula é previsto para esta semana

Christina Lemos|Do R7

As articulações regionais para promover o apoio à candidatura presidencial, no núcleo da candidatura petista, devem consolidar nesta semana um movimento importante: a aproximação entre Lula e Tasso Jereissati (PSDB/CE), com vistas ao apoio de ala do PSDB em um eventual segundo turno. O sinal verde para a pavimentação da aliança foi dado pelo próprio Lula, com a confirmação da candidatura do deputado estadual petista Elmano Freitas ao governo do estado. Freitas é adversário do afilhado de Ciro Gomes na disputa, Roberto Cláudio.

O Ceará, estado natal do candidato pedetista e já governado por ele, é tradicionalmente seu principal reduto eleitoral, onde costuma obter seu melhor desempenho nas urnas. Ciro Gomes tem mantido discurso fortemente crítico ao petista e tentado marcar posição como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro. “A relação já passou do ponto do não retorno”, afirma interlocutor próximo ao ex-presidente, que publicamente evita o confronto direto com seu ex-aliado.

Elmano Freitas já conta com o apoio formal de quatro partidos e espera atrair o PSDB de Tasso Jereissati para seu arco de aliança. O senador tucano foi contactado pelo próprio Lula, e o gesto de aproximação pode culminar com um encontro pessoal nesta semana, em São Paulo. Jereissati vem sendo cortejado pelo comando do MDB e é visto como apoiador da candidatura de sua colega senadora Simone Tebet, de quem chega a ser cotado para vice.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.