Com PTB na aliança, tempo de tv de Alckmin salta para 3 minutos
Partido de Roberto Jefferson acertou apoio ao tucano nesta quarta. Aliança será oficializada em convenção do PTB, no dia 28
Christina Lemos|Do R7

O pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, conquistou hoje o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro, presidido por Roberto Jefferson. A Executiva Nacional do PTB aprovou por unanimidade o apoio ao tucano e anuncia que formalizará a decisão em Convenção Nacional, marcada para o dia 28, em Brasília. A legenda agregará cerca de 1 minuto aos estimados 2 minutos do PSDB - o que torna Alckmin o candidato com mais tempo de tv até aqui.
Em nota oficial divulgada esta tarde, assinada por Jefferson e demais integrantes da Executiva, o PTB alfineta concorrentes de Alckmin. “O Brasil precisa de construtores como Geraldo Alckmin, e não de gladiadores. O PTB não constrói barreiras, o PTB constrói pontes” - afirma o texto. A declaração foi interpretada como uma menção indireta a Jair Bolsonaro, do PSL, e Ciro Gomes, do PDT - ambos, à frente de Alckmin nas pesquisas de intenção de voto.
Para os petebistas, “as virtudes de Geraldo Alckmin o qualificam para realizar as reformas necessárias, para que o Brasil recupere sua confiança, aumente sua produtividade e, assim, retome o crescimento sustentável, com emprego e renda”. A declaração afasta as chances do pré-candidato do MDB, Henrique Meirelles, de obter o apoio da legenda, que também orbita a esfera governista.
A cúpula do PTB, incluindo Jefferson, sua filha Cristiane Brasil e o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes, estão sob investigação da polícia federal na Operação Registro Espúrio, que apura fraudes na concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho. O caso motivou o STF a pedir o afastamento do ministro da pasta, indicado pelo PTB, Helton Yomura.
