Christina Lemos Contra fogo amigo, Tebet mostra apoio de 12 diretórios do MDB

Contra fogo amigo, Tebet mostra apoio de 12 diretórios do MDB

Senadora enfrenta resistência interna de líderes do Norte e Nordeste, e insiste em união de concorrentes da terceira via

Senadora Simone Tebet: demonstração de força ante articulação da velha guarda

Senadora Simone Tebet: demonstração de força ante articulação da velha guarda

Teste

Em resposta indireta ao movimento de caciques emedebistas contra sua candidatura, a senadora Simone Tebet divulgou, por meio da assessoria, a lista de apoiadores, dentre os comandantes de diretórios estaduais do MDB. O conjunto de “apoiadores formais de ontem para hoje”, de acordo com o informe, inclui 12 dirigentes (veja lista abaixo), e também os responsáveis por movimentos como Juventude do MDB, MDB Mulher, MDB Afro, MDB Socioambiental, MDB da Diversidade, MDB Trabalhista. E a lista é integrada ainda pelos presidentes das associações de prefeitos e de vereadores do partido.

A ala que se opõe à senadora alega ter o controle de 14 dos 27 diretórios estaduais do partido, que fará convenção no início do segundo semestre para decidir sobre a eventual homologação da candidatura de Tebet, lançada pré-candidata em dezembro do ano passado.

Líderes históricos do MDB, no entanto, que ainda exercem importante influência no Norte e Nordeste, querem aplicar os R$ 300 milhões do fundo partidário a que a legenda tem direito para bancar a eleição de parlamentares. A ideia é resgatar o poder de influência que o partido teve por duas décadas, no período anterior à operação Lava Jato, que culminou com a derrocada de líderes e com a redução para um terço do tamanho da bancada de deputados federais.

“Não dá pra brincar de ter candidato com 2% dos votos e o partido pagar a conta”, declara o senador Renan Calheiros (AL), um dos que assumem abertamente a divergência quanto à candidatura da senadora Simone Tebet (MS).

O grupo de dissidentes reúne os principais caciques da política de estados do Norte e Nordeste, sinalizando para um racha interno no MDB dentro de no máximo três meses. As articulações, discretas até o início do mês, foram escancaradas nesta semana, com a aproximação explícita ao candidato petista, o ex-presidente Lula.

Para evitarem o confronto direto com a senadora, que goza de boa imagem pública e é considerada um quadro importante para o MDB, inclusive promovendo “uma certa oxigenação” da legenda, os pemedebistas históricos preparam o desmonte da candidatura para o início de junho. Assim, dariam prazo de um mês para a última checagem do desempenho da senadora — elemento crucial para pressionar o presidente da legenda, Baleia Rossi, avalista da candidatura.

A velha guarda do MDB quer chegar para à convenção partidária com força total para barrar qualquer voo presidencialista que não encontre respaldo nas pesquisas e que venha a exaurir os cofres do partido. O exemplo da candidatura frustrada de Henrique Meirelles em 2018 é frequentemente lembrado como desastroso. O ex-ministro da Fazenda teria usado o MDB como legenda de aluguel e obteve cerca de 1% dos votos — colaborando para o encolhimento do poder da legenda.

Lista de apoiadores formais de Simone Tebet (atualizada pela assessoria):

Anibelli Neto
Presidente da Executiva Estadual do MDB do Paraná

Marcelo Miranda
Presidente da Executiva Estadual do MDB do Tocantins

Flaviano Melo
Presidente da Executiva Estadual do MDB do Acre

Daniel Vilela
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Goiás

Deputado Newton Cardoso Júnior
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Minas Gerais

Rafael Prudente
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Brasília

Fábio Branco
Presidente da Executiva Estadual do MDB do Rio Grande do Sul

Leonardo Picciani
Presidente da Executiva Estadual do MDB do Rio de Janeiro

Léo Oliveira
Vice-Presidente da Executiva Estadual do MDB de São Paulo

Carlos Bezerra
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Mato Grosso

Raul Henry
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Pernambuco

Celso Maldaner
Presidente da Executiva Estadual do MDB de Santa Catarina

Norton Soares
Presidente Nacional da Juventude do MDB

Kátia Lobo
Presidente Nacional do MDB Mulher

Nestor Neto
Presidente Nacional do MDB Afro

Henrique Pires
Presidente Nacional do MDB Socioambiental

Janaina Renée
Presidente Nacional do MDB Diversidade

Washigton Maradona
Presidente Nacional do MDB Trabalhista

Gustavo Reis
Presidente da Associação Nacional de Prefeitas, Prefeitos, Vice-Prefeitas e Vice-Prefeitos do MDB

Flavia Vicente e Fábio Roxinho
Associação Nacional de Vereadoras e Vereadores do MDB

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas