Lorenzoni será portador de Mensagem de Bolsonaro ao Congresso
Cirurgia prevista para o dia 28 de janeiro será mantida, se depender do presidente, o que inviabilizará sua eventual participação na Abertura do Ano Legislativo, em 1 de fevereiro
Christina Lemos|Do R7
A cúpula do governo Jair Bolsonaro já trabalha na elaboração do documento que usualmente dá o tom das relações entre Executivo e Legislativo pelos próximos doze meses. O documento deverá ser lido perante o Congresso pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, seguindo o rito tradicional, mas frustrando a expectativa pela presença do próprio presidente na solenidade.
A iniciativa de levar pessoalmente a Mensagem ao Legislativo, adotada por Lula em 2003 e por Dilma Rousseff em 2011 e 2016, está praticamente descartada desta vez. No que depender de Bolsonaro, a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia e restabelecimento do trânsito intestinal, prevista para o dia 28, será mantida - o que exigirá que ele permaneça internado, sob observação.
“Essa cirurgia é o sonho dele, nesse momento” - relata aliado próximo, que acompanhou a angústia do presidente com o adiamento da intervenção determinado pelos médicos ainda em novembro. “À época, ele ficou profundamente decepcionado”, conta o interlocutor.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.