GAC chega a 30 milhões de veículos produzidos e reforça planos para fabricar no Brasil em 2027
Marca chinesa já presente no Brasil com modelos híbridos, elétricos e a combustão com 60 lojas quer expandir com produção local na fabrica da HPE
A GAC Group alcançou a marca de 30 milhões de veículos produzidos em suas operações globais. O resultado ocorre pouco mais de um ano após a chegada oficial da fabricante chinesa ao mercado brasileiro e reforça a estratégia de expansão internacional da empresa, que já confirmou investimentos para iniciar a produção nacional em parceria com a HPE Automotores a partir de 2027. Hoje a rede da GAC tem 60 concessionárias e a meta é chegar a 100 lojas até o final do ano.

Diferente de outras concorrentes chinesas a GAC também tem modelos a combustão, caso do GS3, modelos híbridos plenos (sem recarga externa) como o GS4 e elétricos como a família Aion UT, Y, V e o topo de linha Hyptech.

Fundada em 1997 e sediada em Guangzhou, na China, a GAC está presente em mais de 100 países e atua na produção de veículos de passeio, comerciais e elétricos. Atualmente, a companhia mantém mais de 100 mil colaboradores, centros de pesquisa e desenvolvimento em diferentes mercados e joint ventures com outras fabricantes na China.

No primeiro semestre de 2026, a expansão internacional ganhou ritmo. Segundo a empresa, as exportações alcançaram 121,5 mil veículos, crescimento de 132% em relação ao mesmo período do ano passado. A fabricante também informou que os volumes de vendas no atacado e no varejo fora da China dobraram na comparação anual. Ao todo, a fabricante informa possuir aproximadamente 19 mil patentes registradas, sendo cerca de 40% classificadas como patentes de invenção.
Brasil terá centro de engenharia
No Brasil, a montadora prepara a implantação de um Centro de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento com profissionais locais. A unidade será uma das duas estruturas de P&D da GAC fora da China, ao lado da operação europeia.

A produção nacional está prevista para começar em 2027 por meio da cooperação com a HPE Automotores.
Portfólio reúne elétricos, híbridos e modelos a combustão
Atualmente, a operação brasileira comercializa sete modelos. Entre eles estão os elétricos Aion ES, Aion Y, Aion V, Hyptec HT e o recém-lançado Aion UT, além do híbrido GS4 Hybrid e do GS3, primeiro veículo da marca equipado exclusivamente com motor a combustão vendido no país.

O Aion UT, desenvolvido com participação do centro de design europeu da fabricante, chegou recentemente ao mercado brasileiro e passou a disputar o segmento de hatchbacks elétricos.

Tecnologias fazem parte da estratégia da marca
A GAC também utiliza o marco de produção para destacar tecnologias presentes em seus veículos. Entre elas está a Magazine Battery, arquitetura de baterias desenvolvida para ampliar a segurança térmica dos modelos elétricos, utilizada no Aion UT.
Segundo a fabricante, os veículos passam por testes em diferentes condições climáticas e de terreno antes do início da produção em série, além da utilização de sistemas de inteligência artificial para controle dos processos industriais.
A marca de 30 milhões de veículos produzidos reforça a expansão global da GAC em um momento de aceleração da presença das fabricantes chinesas em mercados internacionais.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












