Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colisão com pássaro interrompe voo da Latam em Porto Alegre

Vídeo capturou incidente durante a decolagem. Avião perdeu um dos motores e retornou à capital gaúcha 42 minutos após impacto. Passageiros foram reacomodados

Luiz Fara Monteiro|Do R7

"Latam 3090, é... vibração forte no motor uno, estamos mantendo a proa e subindo para manter a posição do momento, [vamos] manter a altitude."

Foi dessa forma que um dos pilotos a bordo de um A321 da Latam informou o problema identificado no motor do lado esquerdo da aeronave. 

O jato matrícula PT-XPC experimentou uma colisão com um pássaro no início da noite desta terça-feira (16) quando decolou de Porto Alegre em direção a Brasília. 

O momento do incidente foi registrado em vídeo pelo canal Câmera Aeroporto Salgado Filho, por meio da câmera que capta as operações na pista do terminal da capital gaúcha. Você pode assistir à ocorrência no final desta reportagem no instante em que o marcador do horário no vídeo registra 19 horas, 12 minutos e 3 segundos. Na filmagem, é possível ver as chamas saindo do motor no momento de ingestão da ave.

Publicidade

Na marcação de 19 horas, 13 minutos e 34 segundos — 1 minuto e 20 segundos depois do choque com o pássaro — é possível ouvir o piloto reportar "pan pan", um código que indica urgência a bordo sem representar risco à segurança do voo. Foi nesse instante que o piloto informou sobre a pane em um dos motores.

A aeronave ainda permaneceu por 42 minutos no ar antes de pousar em segurança.

Publicidade

O rastreamento do LA 3090 captado pelo FlightRadar24 e publicado pelo Aeroin mostra que o avião deu voltas sobre a região até o retorno à pista do Salgado Filho. 

A321 da Latam realiza órbita na região de Porto Alegre
A321 da Latam realiza órbita na região de Porto Alegre A321 da Latam realiza órbita na região de Porto Alegre

A colisão de aeronaves com pássaros (bird strike) é um dos incidentes mais comuns na rotina do setor aeronáutico, embora pilotos e especialistas de segurança de aeroportos façam tudo para evitá-la. 

Publicidade

Embora os jatos bimotores consigam voar em segurança com apenas um motor em funcionamento, esse tipo de incidente causa danos à fauna e prejuízo financeiro às companhias, como uma longa manutenção da aeronave e atrasos de voos.

Eis a nota enviada ao blog pela Latam:

"A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre–Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.