Com 466 mil passageiros atendidos em 2025, Aeroporto de Sinop atinge maior movimentação de sua história
Balanço indica acréscimo de 65 mil passageiros e 344 voos em comparação com o fluxo observado durante todo o ano de 2024

O Aeroporto de Sinop está começando o ano de 2026 com resultados significativos. Impulsionado pelas melhorias implementadas nos últimos anos pela Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável pela gestão do empreendimento desde 2019, o segundo maior terminal aeroportuário do estado de Mato Grosso acaba de atingir um novo recorde de movimentação anual ao atender, entre os meses de janeiro e dezembro de 2025, mais de 466 mil passageiros distribuídos entre 3,5 mil voos comerciais.
Em comparação com o mesmo recorte temporal em 2024, quando 401 mil viajantes embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo em 3,1 mil frequências da aviação comercial, o balanço mais recente indica, respectivamente, crescimentos de 16% no fluxo de viajantes e de 11% no número de voos.
Durante todo o ano de 2025, a média mensal de embarques e desembarques no terminal sinopense foi de 38,8 mil viajantes - acréscimo de 5 mil clientes frente a média de 33,4 mil atendimentos mensais observada no mesmo período em 2024. O mês de agosto de 2025 se destacou com a maior movimentação mensal de viajantes, com fluxo de 44,4 passageiros. Atualmente, o empreendimento recebe voos diretos para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP) por meio das companhias Azul, Gol e Latam.
O aumento na demanda de viagens tem contribuição direta dos investimentos da COA no Aeroporto de Sinop. Em 2024, a concessionária inaugurou um novo Terminal de Passageiros (TPS) praticamente 300% maior em comparação à infraestrutura anterior, saltando de 1.545 m² para os atuais 6.049 m² de área - representando ganhos significativos em conforto, segurança e conveniência para passageiros, frequentadores e parceiros comerciais.
Ainda em 2025, o Aeroporto de Sinop também foi reconhecido por sua qualidade e excelência no atendimento aos seus clientes ao ser condecorado, no primeiro semestre, como o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil. Realizada anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a premiação reconheceu os resultados alcançados por meio da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, que considera itens como inspeção de segurança, acessibilidade, comércio e serviços, conforto, disponibilidade de Wi-Fi, restituição de bagagens, infraestrutura aeroportuária, entre outros.
Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, o novo recorde histórico demonstra a qualidade e competitividade do equipamento. “Estamos muito contentes em anunciar, de forma consecutiva, mais um balanço positivo em nosso aeroporto. Em 2024, também atingimos um novo patamar histórico no número de passageiros transportados ao alcançar, pela primeira vez, a marca de 400 mil passageiros. Isso significa que os investimentos da COA no Aeroporto de Sinop não apenas estão permitindo uma acentuada melhoria no conforto e agilidade dos passageiros que utilizam o empreendimento, mas também estão abrindo novos caminhos para a expansão de voos, rotas e frequências no segundo maior terminal aeroportuário do estado de Mato Grosso. Esse é o nosso compromisso incessante com a melhoria da mobilidade aérea da região”, avalia.
OPERAÇÕES
Atualmente, o Aeroporto de Sinop - João Batista Figueiredo atende voos regulares das companhias aéreas Azul, GOL e Latam para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP).
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













