Luiz Fara Monteiro Avião completa voo de 12 minutos sem piloto na cabine; veja o teste

Avião completa voo de 12 minutos sem piloto na cabine; veja o teste

Companhia 'Reliable Robotics' completou com sucesso um voo de aproximadamente 12 minutos com seu sistema de piloto automático em um modelo Cessna Grand Caravan

Cessna 208B Grand Caravan: voo não-tripulado

Cessna 208B Grand Caravan: voo não-tripulado

Reliable Robotics

A empresa Reliable Robotics voou um Cessna Caravan sem piloto a bordo durante um vôo de teste no norte da Califórnia. O feito foi realizado e registrado em vídeo no último dia 21 de novembro, na Califórnia.

No que a empresa sediada em Mountain View chamou de “a primeira na história da aviação”, ela completou com sucesso um voo de aproximadamente 12 minutos com seu sistema de piloto automático sempre ligado ativado e o piloto Danah Tommalieh supervisionando a aeronave vazia a partir de um centro de controle a cerca de 80 km (50 milhas) de distância.

O voo observado pela Administração Federal de Aviação (FAA) no aeroporto municipal de Hollister incluiu um padrão sobre uma área povoada.

A empresa concluiu em julho e agosto um trio de voos de teste demonstrando que seus sistemas autônomos podem ser usados ​​para pilotar aeronaves sem piloto em espaço aéreo controlado por tráfego aéreo movimentado. Esses voos foram operados remotamente com um piloto na cabine.

“O sistema de voo autônomo Reliable permite que a aeronave seja operada remotamente por um piloto em solo e melhora a segurança ao automatizar totalmente a aeronave em todas as fases da operação, incluindo taxi, decolagem e pouso”, afirma a empresa.

A Reliable usa uma variante 208B Super Cargomaster da aeronave monoturboélice como base de testes. 

Lançada em 2017, a Reliable busca a certificação e comercialização de seu piloto automático sempre ligado. Em julho, a FAA aceitou o plano da Reliable para certificar seu sistema de voo, o que deverá levar de 18 a 24 meses.

A empresa também está focada na integração de aeronaves autônomas no maior Sistema do Espaço Aéreo Nacional.

Assista ao vídeo:

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas