Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IATA anuncia companhias que aderiram ao programa de fortalecimento na segurança aérea

Proposta foi desenvolvida em consulta com membros da  Associação do Transporte Aéreo Internacional e comunidade aeronáutica para apoiar executivos da aviação à evolução de uma cultura de segurança positiva

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

IATA: signatários do Safety Leadership Charter
IATA: signatários do Safety Leadership Charter IATA: signatários do Safety Leadership Charter

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou o lançamento do Safety Leadership Charter da IATA durante sua Conferência Mundial de Segurança e Operações, realizada em Hanói, Vietnã. Líderes de segurança de mais de 20 companhias aéreas são os primeiros signatários:

O Safety Leadership Charter tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança organizacional por meio do compromisso com oito princípios orientadores de liderança em segurança. Foi desenvolvido em consulta com os membros da IATA e com a comunidade aeronáutica em geral para apoiar os executivos do setor na evolução de uma cultura de segurança positiva em suas organizações.

"A liderança é fundamental. É o fator mais importante que afeta o comportamento de segurança. Ao assinarem o Safety Leadership Charter da IATA, esses líderes do setor estão demonstrando visivelmente seu compromisso com a importância da cultura de segurança em suas próprias companhias aéreas e a necessidade de aprimorar continuamente o trabalho realizado até agora", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Os Princípios Orientadores de Liderança em Segurança incluem:

Publicidade

Liderar a obrigação de segurança por meio de palavras e ações.

Promover a conscientização sobre segurança entre os funcionários, a equipe de liderança e a diretoria.

Publicidade

Criar uma atmosfera de confiança, em que todos os funcionários se sintam responsáveis pela segurança e sejam incentivados a relatar informações relacionadas à segurança.

Orientar a integração da segurança às estratégias, processos e medidas de desempenho da empresa e criar a capacidade interna de gerenciar e atingir as metas de segurança da organização.

Publicidade

Avaliar e aprimorar regularmente a cultura de segurança organizacional.

"A aviação comercial se beneficiou de mais de 100 anos de avanços em segurança que nos inspiram a elevar ainda mais o nível. O compromisso e a motivação dos líderes da aviação para a melhoria contínua da segurança é um pilar de longa data da aviação comercial que tornou o voo a forma mais segura de viagem de longa distância. A assinatura desta declaração homenageia as conquistas que devem dar a todos a mais alta confiança ao voar e estabelece um lembrete poderoso e oportuno de que nunca podemos ser complacentes com a segurança", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.