Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passageiro 'orienta' piloto sobre manobras para evitar arremetida 

Gigante A380 da Emirates arremeteu duas vezes em Guarulhos antes de alternar para o Galeão. Vídeo que circula entre entusiastas da aviação mostra narração de um homem sobre a manobra 'ideal' para o pouso 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Com voos retomados em Guarulhos desde 31 de outubro último — após um longo período em que a rota foi operada pelo Boeing 777, por causa da pandemia —, o gigante A380 da Emirates que faz a rota entre Dubai e São Paulo foi parar neste sábado (29) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. 

O motivo foi a condição climática desfavorável para o usual pouso no fim de tarde em Guarulhos, que enfrenta ventos fortes e chuvas intensas nos últimos dias.

Após duas tentativas, uma em cada pista, o A380 seguiu para o Rio de Janeiro.

Neste domingo, as redes sociais trouxeram à tona um vídeo em que supostamente um passageiro filma com o celular uma tela que reproduz imagens da câmera de bordo da aeronave.

Publicidade

Em tom engraçado, o homem narra como deveria ser a manobra do maior avião de passageiros do mundo para realizar um pouso correto em Guarulhos.

"Joga pra cá, senão você vai arremeter de novo", diz o homem, apontando o dedo para a direita, como se o piloto pudesse ouvi-lo.

Publicidade
Trajetória do A380 da Emirates
Trajetória do A380 da Emirates Trajetória do A380 da Emirates

A mulher do passageiro ainda tenta desacreditá-lo:

"Amor, você quer saber mais que o piloto".

Publicidade

"Meu bem, eu jogo simulação online", ele responde.

Ainda de olho na tela, o homem volta a "orientar" o piloto:

Publicidade

"É pra cá, moço".

Segundos depois é possível ouvir os motores em potência máxima e o avião arremetendo pela segunda vez.

"Arremeteu, falei."

Em seguida o homem aponta o celular para a mulher e pergunta:

"E aí? Eu sei ou não sei?".

E a filmagem termina com sua companheira rindo, parecendo não acreditar na profecia feita pelo companheiro.

Obviamente que pousar um jato em simuladores de voo é diferente de manobrar uma aeronave como o A380 cheia de passageiros e em condições reais de mau tempo. Sem contar o fator segurança. Além disso, aviões possuem certificações e limitações, seja do fabricante, seja das companhias, para lidar com cada situação. A aviação sempre prima pela segurança.

Veja abaixo o vídeo das arremetidas do A380 neste sábado, em Guarulhos, com imagens de uma câmera fixa na cabeceira da pista, instalada pelo canal Golf Oscar Romeo, no YouTube.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.