Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

"Podem voar tranquilos em nossos aviões", diz Senador russo ao blog

Vice-chefe da Comissão de Cooperação Internacional da Federação Russa, Andrey Klimov desmente falhas na manutenção por causa do embargo dos fabricantes e reforça cooperação com a China

Luiz Fara Monteiro|Do R7

  • Google News
Andrey Klimov: "Podem voas tranquilos em aviões certificados pela Rússia"
Andrey Klimov: "Podem voas tranquilos em aviões certificados pela Rússia" Wikidata.org

O Senador Andrey Klimov, vice-chefe da Comissão de Cooperação Internacional da Federação da Rússia criticou, em conversa com o blog, o embargo do Ocidente ao país e, em especial, à aviação comercial local.

Desde o início do conflito com a Ucrânia, os grandes fabricantes, como Boeing, Airbus e Embraer anunciaram que não forneceriam peças às companhias russas. 


"Boeing e Airbus também dependem da Rússia. Na minha região, os Urais, montamos várias peças do Boeing 777, por exemplo", afirmou. 

Klimov citou um antigo acordo com as grandes fabricantes ao qual a Rússia, para não fazer concorrência, não entrou na produção em escala de fabricação de aviões. 


"Cessamos a nossa produção de aviões pois nos prometeram acesso livre ao mercado e a nossa participação na produção de peças", insinuando traição no acordo.

Questionado pelo blog sobre uma eventual falta de segurança nas aeronaves comerciais russas, por conta da falta de peças, causada pelo embargo, Klimov garantiu:


"Não temos problemas com falta de peças para manutenção, as pessoas podem voar tranquilamente nos aviões certificados pela Federação Russa".

O Senador ressaltou que especialmente após os embargos, o Kremlin intensificou a cooperação com a aviação civil chinesa. 


"Satélites espaciais, produzimos nos Urais, onde temos condições de fabricar qualquer peça", disse.

Momentos após a entrevista de Andrey Klimov ao blog, a companhia aérea russa Aeroflot anunciou um pedido de 323 novas aeronaves fabricadas no país.

O plano foi anunciado em uma reunião entre o CEO da Aeroflot Sergey Alexandrovsky e Vladimir Putin, o presidente da Rússia, informa o Aerotime Hub.

O pedido deve incluir 73 Superjets Sukhoi, 210 Irkut MC-21s e 40 Tupolev Tu-214s. De acordo com Alexandrovsky, este é o maior pedido de aeronaves na Rússia “em muito tempo”. Ele também destacou que o pedido faz parte da “prioridade principal” da empresa: a transição de aeronaves de fabricação estrangeira para aeronaves de fabricação nacional, conforme Andrei Klimov afirmou ao blog.

Os rumores de que tal pedido pode ser feito estão circulando há algum tempo, com a imprensa russa informando que a Aeroflot estava pensando em comprar 300 novas aeronaves..

Seguem anúncios anteriores de autoridades russas sobre a United Aircraft Corporation (UAC), que detém a maioria dos fabricantes aeroespaciais da Rússia, expandindo significativamente sua produção.

De acordo com a empresa controladora da UAC, Rostec, a Rússia planeja fabricar mais de 110 aeronaves comerciais até 2025 e mais de 500 até 2030. Os números, se alcançados, marcariam um aumento significativo na produção de aeronaves do país em comparação com anos anteriores.

Espera-se que parte dessa expansão seja impulsionada pelo reinício e aumento da produção de modelos mais antigos da era soviética, como o Tu-214 e o Ilyushin Il-96.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.