Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Três novos aeroportos no mundo alcançam a neutralidade de carbono

Salvador Bahia Airport é o único aeroporto nas Américas a atingir o nível mais alto do programa Airport Carbon Accreditation

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Nível mais alto do programa Airport Carbon Accreditation Salvador Bahia Airport

Ao término da COP30, realizada no Brasil, a comunidade aeroportuária global celebra mais um avanço significativo em sua jornada rumo à descarbonização. Salvador Bahia Airport, no país anfitrião, juntamente com os aeroportos de Adelaide e Parafield, na Austrália, acabam de conquistar a certificação de Nível 5 do Airport Carbon Accreditation, atingindo a neutralidade de carbono para as emissões sob seu controle direto (Escopos 1 e 2). Além disso, assumiram o compromisso de alcançar Net Zero também para as emissões indiretas (Escopo 3) até 2050. O Airport Carbon Accreditation, criado e conduzido por Airports Council International (ACI), a associação que representa os aeroportos no mundo, é o único programa global de certificação que avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para medir, gerenciar e reduzir suas emissões de CO₂.

O marco alcançado por Salvador Bahia Airport tem especial relevância para o Sul Global. Operado pela VINCI Airports, o terminal é o primeiro do Brasil – e de toda a América – a atingir este patamar de maturidade em gestão de carbono. Ao lado de aeroportos indianos como Delhi, Hyderabad e Bangalore, Salvador Bahia Airport demonstra que os aeroportos do Sul Global estão preparados para liderar transformações profundas, mesmo diante de desafios de infraestrutura e recursos distintos dos enfrentados por países do hemisfério norte.


Desde o lançamento do Nível 5, apresentado na COP28 em Dubai, já são 29 aeroportos certificados como Net Zero. Entre os mais recentes estão Lyon e Nice, na França, além de Åre Östersund, Kiruna e Visby, na Suécia.

Atualmente, 614 aeroportos em cinco continentes participam do programa Airport Carbon Accreditation, que conta com sete níveis de certificação e cobre 55,8% do tráfego aéreo mundial de passageiros. Os novos integrantes reforçam o alcance global da iniciativa, incluindo:


  • África: Aeroporto Internacional Julius Nyerere (Dar es Salaam), Tanzânia
  • Ásia-Pacífico & Oriente Médio: Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, Arábia Saudita
  • Europa: Aeroporto Internacional de Skopje, Macedônia do Norte
  • América Latina & Caribe: Foz do Iguaçu, São Luís Marechal Cunha Machado, Navegantes, Goiânia e Afonso Pena, no Brasil
  • América do Norte: Aeroporto Internacional Cleveland Hopkins, EUA

“A mudança climática é a maior crise existencial da humanidade e o maior dos riscos, com impactos econômicos, sociais e geopolíticos. É encorajador ver a comunidade aeroportuária global avançando com determinação para alcançar Net Zero nas emissões sob seu controle e apoiando o mesmo objetivo em todo o setor da aviação. Parabéns às equipes de Salvador Bahia Airport, Adelaide e Parafield, e a todos os aeroportos que trabalham incansavelmente para reduzir seu impacto climático”, destacou Olivier Jankovec, diretor-geral de ACI EUROPE. “ O programa Airport Carbon Accreditation completa 16 anos, mas seu papel nunca foi tão relevante. Ele oferece o caminho para que os aeroportos se tornem instalações Net Zero, mostrando como atores não estatais podem assumir responsabilidades concretas para garantir um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações”, completou.

Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC, destaca a relevância da conquista do aeroporto brasileiro para toda a região: “A conquista de Salvador Bahia representa um marco para toda a América Latina e o Caribe. Nossa região demonstra, mais uma vez, que está preparada para liderar a transição rumo a uma aviação mais sustentável, mesmo enfrentando desafios operacionais significativos. Os aeroportos da América Latina estão acelerando seu caminho em direção ao Net Zero com determinação, inovação e um profundo compromisso com suas comunidades. Na ACI-LAC reafirmamos nosso compromisso de apoiar nossos membros nessa jornada, promovendo padrões globais e fortalecendo a competitividade sustentável do setor aeroportuário.”


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.