Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Vídeo flagra momento em que avião bate fuselagem na pista durante pouso na Inglaterra

Airbus A300 da DHL sofreu um ‘tailstrike’ durante uma tentativa de pouso sob forte turbulência. Autoridades do Reino Unido apuram a ocorrência

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um Airbus A300 da DHL sofreu um 'tailstrike' durante pouso em Heathrow, Londres.
  • O incidente ocorreu sob forte turbulência após uma tentativa de pouso com a cauda batendo na pista.
  • A aeronave foi mantida em segurança, sem feridos, após uma arremetida seguida de um novo pouso.
  • A investigação está em andamento pelo Departamento de Acidentes Aéreos do Reino Unido.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A300-600F da DHL: toque da cauda na pista Reprodução vídeo BIGJET TV

Um Airbus A300-600F da DHL sofreu uma colisão com a cauda durante uma tentativa turbulenta de pouso no Aeroporto de Heathrow, em Londres, no último domingo (12), o que motivou uma investigação pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB).

A aeronave, com matrícula D-AEAG, chegava de Leipzig, Alemanha (LEJ), como voo QY2212, e foi filmada pelo serviço de transmissão ao vivo BigJetTV.


Após o toque na pista 09L, quando já aparentava que o pouso seria normal, a aeronave se desestabilizou e a fuselagem entrou em contato com a pista, configurando o “tailstrike”, quando a seção traseira do avião entra em contato com a pista durante o pouso ou decolagem. Após o incidente, a tripulação iniciou uma arremetida para nova aproximação.

O cargueiro pousou em segurança na pista 09R cerca de 20 minutos depois. Não houve relatos de feridos, e a pista foi temporariamente fechada para inspeção.


As primeiras avaliações sugerem que, a cerca de 12 metros acima do solo, uma rajada de vento cruzado desestabilizou a aeronave.

À medida que o empuxo foi reduzido e os spoilers foram acionados, os pilotos teriam se inclinado bruscamente para evitar um impacto forte no trem de pouso dianteiro, resultando no impacto da cauda.


Dados meteorológicos de Heathrow indicaram boa visibilidade com vento cruzado variável à esquerda, descartando fatores meteorológicos importantes.

O A300 de 34 anos, equipado com motores Pratt & Whitney PW4000, começou sua vida como uma aeronave de passageiros em companhias aéreas japonesas antes de ser convertido para operações de carga com a DHL.


O evento dramático coincidiu com outros dois incidentes de aviação no fim de semana — um acidente de avião no Condado de Tarrant, Texas, que causou um grande incêndio, e um acidente de helicóptero em Huntington Beach, Califórnia, que feriu cinco pessoas.

Fique por dento das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.