Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Segurança Viária: Balanço das Ações no Maio Amarelo

Projeto atendeu mais de 4 mil pessoas no mês de maio, mas poderia ter atendido mais

Moto Segurança e Trânsito|André Garcia, do R7

Durante palestra na ETEC de São Pedro/SP
Durante palestra na ETEC de São Pedro/SP Durante palestra na ETEC de São Pedro/SP

Em maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito e no Brasil surgiu há 5 anos por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Também em 2011, surgiu o Projeto Motociclismo com Segurança diante da necessidade de levar não só cultura de segurança viária, mas, também cultura de duas rodas à sociedade, dado o crescimento exponencial do veículo de duas rodas por sua fácil e baixo valor de aquisição e manutenção, economia no consumo de combustível, grande mobilidade por não ficar parado nos grandes congestionamentos .

O Projeto Motociclismo com Segurança é uma grande ação institucional pela vida, onde a motocicleta está inserida como alternativa à mobilidade urbana que veio para ficar por suas características que trazem sim, maior qualidade de vida se usado corretamente, já que diminui deslocamentos diários, muitas vezes que superam as 3 ou 4 horas para relés 30, 40 minutos.

Drs. Antonio Carlos Duarte, Sibelle Juvella, Tallulah Carvalho, Fábio Romeu Canton Filho
Drs. Antonio Carlos Duarte, Sibelle Juvella, Tallulah Carvalho, Fábio Romeu Canton Filho Drs. Antonio Carlos Duarte, Sibelle Juvella, Tallulah Carvalho, Fábio Romeu Canton Filho

Interessante que a palestra é útil para motociclistas, todavia, de suma importância para pedestres, ciclistas e motoristas, afinal todos estão dividindo o espaço público.

Publicidade
Palestra no Camp Pinheiros para NMax Club, muitos recém habilitados
Palestra no Camp Pinheiros para NMax Club, muitos recém habilitados Palestra no Camp Pinheiros para NMax Club, muitos recém habilitados

Um exemplo é a própria esposa de André Garcia que como enfermeira trabalha à 5 km de distância de sua residência e de automóvel levaria, dependendo do dia, no mínimo 45 minutos e no máximo 1:50 (um hora e cinquenta minutos) para se deslocar diariamente para o trabalho onde deve estar pontualmente às 7 horas da manhã. De scooter leva não mais do que 10 ou 15 minutos.

O casal não tem automóvel há 5 anos, só quando necessário faz aluguel para sair em família com os três filhos, que dado as idades, já é muito raro.

Publicidade

Há quase 7 anos o Projeto Motociclismo com Segurança já atendeu mais de uma dezena de empresas como Portonave, Magneti Marelli, BRF, Coca-Cola, Positron, dentre muitas outras empresas de pequeno, médio e grande porte, dado o alto índice de acidente de trajeto com o veículo de duas rodas, aliás, que laureou André Garcia com o Prêmio ABRACICLO de Jornalismo em 2013, tratando do tema. click aqui para ler

Aula de ponto cego em Guajará-Mirim, pela Universidade Federal de Rondônia
Aula de ponto cego em Guajará-Mirim, pela Universidade Federal de Rondônia Aula de ponto cego em Guajará-Mirim, pela Universidade Federal de Rondônia

Em 2018 foi firmado parceria entre o Centro Paula Souza e Motociclismo com Segurança/Motosafe para levar essa informação para todas as ETEC´s e FATEC´s no Estado de São Paulo, que contam com quase 270 mil alunos, já que, como demonstra as estatísticas, o maior índice das vítimas estão na faixa etária de 16 à 35 anos.

Publicidade
SIPAT em uma unidade da Coca-Cola
SIPAT em uma unidade da Coca-Cola SIPAT em uma unidade da Coca-Cola

Ainda em 2018, como divulgado em dezembro aqui mesmo (leia), o Projeto Motociclismo com Segurança se tornou matéria de extensão universitária na UNIR - Universidade Federal de Rondônia, dentro do curso de Gestão Ambiental, ministrado pelo Professor Mestre Renato Pinto de Almeida Neto, tornando-se política pública no Estado de Rondônia com apoio de DETRAN e outras entidades para diminuir o índice de acidentes na região com o tipo de veículo. Segundo semestre André Garcia que está colaborando intelectualmente com a UNIR, estará in loco na região para um verdadeiro mutirão para ações de segurança viária.

Ainda no mês de maio, no campus de Guajará-Mirim, iniciou-se o ciclo de palestras com apoio do DETRAN e aulas práticas de pilotagem.

Concomitantemente, o Projeto Motociclismo com Segurança a pedido do NMax Club SP iniciou uma série de treinamentos com foco no scooter, dado a peculiaridade do veículo, crescimento da frota e especialmente a chegada de novos motociclistas que estão deixando o automóvel e o transporte coletivo, dado a facilidade em pilotar a motoneta que com o sistema CVT é muito fácil seu manuseio.

Como apoio da Associação Comercial de São Paulo - Distrito Pinheiros e Camp - Pinheiros, realizou palestra em 21 de abril.

Firmado outra parceria, agora com a Ecovias, para realizar os cursos (em sua sede) e levar as palestras para empresas que pedem esse tipo de ação a concessionária.

Curso em parceria com Ecovias
Curso em parceria com Ecovias Curso em parceria com Ecovias

Por fim, a convite do Dr. Antonio Carlos Duarte, Presidente da Subseção Ipiranga e da Comissão do Advogado Motociclista da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP, André Garcia aceitou integrar a comissão, colaborando nos assuntos que envolve os motociclistas e realizando palestras nas subseções do Estado, sendo realizado a primeira palestra na Casa do Advogado da Subseção de Santana, com apoio da concessionária Diamar.

Vale lembrar que todas as ações (palestras, demonstrações de frenagem, aula de ponto cego, cursos de pilotagem) são gratuitas e o Projeto Motociclismo com Segurança precisa continuar atuando, não bastando somente apoio, mas patrocínio.

Que todo o mercado de duas rodas ou não, olhe para a seriedade do Projeto Motociclismo com Segurança e ajude, colocando sua marca para um público que consome todos os tipos ou modalidades de produtos, de cosméticos à cerveja, de automóvel e motocicleta à bateria, pneus à esponja para lavar louça, afinal só a educação com planejamento e tempo, poderá alterar nosso trágico trânsito brasileiro, que todos os dias tira consumidores da cadeia produtiva por falta de conhecimento.

Exercícios para aprimorar o controle no trânsito urbano
Exercícios para aprimorar o controle no trânsito urbano Exercícios para aprimorar o controle no trânsito urbano

Tem muito ainda a se fazer! Amarelo não só no mês de maio, mas em todos os meses do ano.

Click nos links e veja as fotos:

Palestra para NMax Club em 21/04, condição sine quo non imposta ao grupo, assistir a aula para o curso de pilotagem;

Curso de Pilotagem na Ecovias - 05 e 06 de maio;

Palestras na Coca-Cola, nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio;

Palestra OAB - Santana

Palestras nas ETEC´s Votorantim com apoio da concessionária Jet Balbeck, Piracicaba, São Pedro, Taquarituba que dado a capacidade de 160 lugares em seu auditório, no período na noite fomos para o teatro da cidade para que todos os alunos e professores pudessem assistir a palestra e com apoio do departamento de trânsito, ainda, fizemos demonstração de frenagem e aula de ponto cego e Palmital

Curso na Universidade Federal de Rondônia

Palestra na Concessionária EG Motor, aproveitando o deslocamento para Piracicaba.

Agradecimentos: a Assessoria de Imprensa da Yamaha por ceder a Super Ténéré 1200 DX para deslocamentos e três NMax para o dia de curso e ao Departamento de Treinamento da Yamaha por ceder tenda e equipamentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.