Do campo italiano à mesa brasileira: o tomate em destaque
Evento em São Paulo destacou o sabor, a história e a versatilidade do tomate italiano

Sou suspeita para falar sobre os tomates italianos, e não é apenas porque sou ítalo-brasileira. Quem acompanha o blog sabe que já visitei a Itália para conhecer, de perto, do campo à mesa, a produção desses tomates de excelência.
O sabor e a qualidade do tomate italiano ganharam destaque na última semana em São Paulo.
O projeto Meu Tomatì, promovido pelo consórcio Oi Pomodoro, que reúne produtores do centro e sul da Itália, está em sua terceira edição no Brasil e reuniu donos de restaurantes, empresários do setor e jornalistas para promover o produto.
O encontro deste ano ocorreu na Varanda 228, eleita a melhor pizzaria de São Paulo na primeira edição do SP8, idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti e pelo chef Eduardo Maya.

Financiado pela União Europeia, o Meu Tomatì tem como objetivo mostrar ao público brasileiro a versatilidade e a história do tomate italiano, sem promover marcas específicas.
“É a promoção do tomate italiano. O preço é um pouco mais alto porque a qualidade é superior. E há total respeito às normas de segurança alimentar”, disse Michele Sabatino, representante do projeto.
Se você estiver em São Paulo, anote na agenda: de segunda-feira, 27 de outubro, a domingo, 2 de novembro de 2025, dois restaurantes parceiros apresentarão menus com propostas gastronômicas exclusivas à base de tomate italiano:
- Varanda 228 Pizzeria – Rua Mariquita de Toledo César, 228, Perdizes.
- Pizzaria Speranza – Avenida Sabiá, 773, Moema.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















