O que é que eu faço Sophia Estou sem título de eleitor, como posso votar nas eleições?

Estou sem título de eleitor, como posso votar nas eleições?

Leitor não tem titulo de eleitor, não sabe sua zona eleitoral e quer saber se pode votar em qualquer lugar ou se não deve votar nas eleições desse ano

Voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos

Voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos

Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por causa da pandemia de covid-19, o primeiro turno das eleições municipais foi adiado para 15 de novembro e, para o segundo turno, nos locais que houver, a data é 29 de novembro.

Mas como o cidadão faz para votar se não tem o título de eleitor? E o que acontece se não votar?

Essa é a dúvida que o leitor João Pedro V enviou para a coluna:

Não tenho título de eleitor, e não sei minha zona eleitoral, posso votar em qualquer zona, ou não devo votar nas eleições deste ano?

Pergunta do internauta João Pedro V.

A resposta vai depender da situação do eleitor: se ele nunca tirou o título de eleitor ou se já tem o título de eleitor, mas perdeu o documento.

Nesse caso, acompanhe o que fazer em cada situação, segundo informações do Tribunal Eleitoral Regional do Estado de São Paulo (TRE-SP):

O que fazer se perdeu o título?

O voto é obrigatório para todas as pessoas com idade entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. Se tiver menos de 18 anos ou mais de 70 anos ou ainda for analfabeto, não está obrigado a votar.

Leia também: Jovem de 18 anos sem título paga multa se não votar na eleição?

Se tiver entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório.

Se apenas não tem apenas o título impresso (o documento no papel), mas já tirou título de eleitor e este não está cancelado, é possível consultar as informações do título de eleitor pelo site:

> Nesse caso, é possível a consulta das informações do título de eleitor pelo https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Dessa maneira, o eleitor saberá o número do seu título e também onde vota.

Com essas informações, poderá baixar o aplicativo e-Título e terá o documento no formato digital.

É possível votar em qualquer lugar?

Não, só é possível votar na sua própria seção eleitoral.

O que fazer se nunca tirou título de eleitor?

Caso nunca tenha tirado o título de eleitor, não será possível tirar agora, pois o prazo de alistamento eleitoral terminou em 6 de maio desde ano. Se for esse o caso, só poderá se alistar a partir de 9 de dezembro de 2020.  Ao regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral e se alistar como eleitor, terá de pagar multa pelo alistamento tardio.

A multa é paga por GRU (Guia de Recolhimento da União), emitida pelo cartório eleitoral.

Quais as consequências para quem não vota?

O eleitor que deixar de votar ou justificar terá que pagar uma multa ao regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Deixando de votar ou justificar por três eleições seguidas, seu título será cancelado.

____________________________________

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com.

Últimas