CPMI do Banco Master: maioria no Congresso espera instalação, aponta pesquisa
Levantamento ouviu deputados e senadores de diferentes partidos; metade prevê criação da comissão antes das eleições
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A maioria de deputados e senadores acredita na instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Banco Master. Os dados constam em pesquisa do Ranking dos Políticos, obtida com exclusividade pelo R7 Planalto.
De acordo com o estudo, o assunto tende a ocupar lugar central na disputa política ao longo do ano.
Na Câmara, metade dos parlamentares consultados avalia a possibilidade de instalação da comissão antes das eleições. O dado indica cenário de pressão e risco de desgaste público.
Para Juan Carlos Arruda, diretor-geral do Ranking dos Políticos, o quadro revela intensidade no debate.
“Há uma expectativa majoritária no Congresso de que o presidente do Senado [Davi Alcolumbre] vai instalar a CPMI”, resume.
No Senado, segundo Arruda, o ambiente apresenta outra dinâmica. A “leitura é mais cautelosa, com maior incidência de indefinição estratégica e avaliação mais rigorosa do impacto político da CPMI”.
Metodologia
O levantamento ouviu 108 deputados de 18 partidos e 30 senadores de 12 legendas, com respeito à proporcionalidade partidária.
A coleta de dados ocorreu entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, por entrevistadores do Ranking dos Políticos. A margem de erro alcança 6,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














