Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Denúncias de assédio levam deputado a pedir câmeras em elevadores do Congresso

Glauber Braga cobra monitoramento de imagem em elevadores exclusivos a deputados, por reclamações de funcionárias

R7 Planalto|Lis Cappi, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Deputado Glauber Braga solicita instalação de câmeras em elevadores exclusivos para deputados no Congresso.
  • O pedido surge após denúncias de assédio por funcionárias em áreas sem monitoramento.
  • Denúncias incluem aproximações indevidas e comentários impróprios por parlamentares.
  • Requerimento visa garantir segurança e fornecer provas em casos de assédio.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Funcionárias relataram situações de assédio cometidas por deputados federais Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um pedido para que elevadores de uso exclusivo de deputados federais passem a contar com sistema de câmeras de segurança foi apresentado na Câmara após funcionárias relatarem situações de assédio cometidas por parlamentares.

A solicitação foi apresentada pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), a partir de relatos de mulheres que prestam serviço nas dependências do Congresso. As denúncias passam por aproximações indevidas e comentários inapropriados de deputados federais, mas que acabam com registros comprometidos pela falta do equipamento de segurança.


O teor das denúncias foi confirmado por funcionárias terceirizadas ao R7 Planalto, que narram situações de desconforto e cantadas — mesmo em locais de grande circulação. Os casos pioram em elevadores. A exemplo dos que concedem acesso a gabinetes e fazem trajetos entre dez andares.

Leia Mais

O requerimento foi direcionado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pede para uma adequação via Mesa Diretora. Como justificativa, o deputado cita a garantia de direito e adequação de espaço para trabalhadoras. A inclusão de câmeras também é defendida como forma de coibir situações ou permitir acesso a provas e incentivar denúncias.


“O fato de esses episódios de assédio ocorrerem em ambientes sem monitoramento e em relações marcadas por assimetria de poder, como é o caso na Câmara dos Deputados, faz com que a palavra da vítima muitas vezes seja tratada com desconfiança”, afirma trecho do pedido. A peça será avaliada pela Mesa Diretora.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.