Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

O que motivou o ‘atraso’ da 6x1 no Senado

Governistas dividem culpa aliados de Flávio e Alcolumbre; adversários dizem que governo ficou no discurso

R7 Planalto|Lis Cappi, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A votação final da PEC que propõe o fim do modelo 6x1 foi adiada para após o primeiro turno das eleições.
  • Aliados de Flávio Bolsonaro e uma decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foram apontados como responsáveis pelo adiamento.
  • Senadores criticam a falta de vontade de Alcolumbre para pautar a redução da escala antes das eleições.
  • A oposição acusa o governo de não ter articulado efetivamente a aprovação da proposta, beneficiando aliados de Lula em termos de imagem.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Davi Alcolumbre ainda não cravou uma data para votação da PEC 6x1 Carlos Moura/Agência Senado - 02.09.2026

A votação final da PEC que reduz a escala de trabalho e propõe o fim do modelo 6x1 deve ficar apenas para depois do primeiro turno ou mesmo das eleições, segundo projeções de senadores governistas e da oposição. O cronograma frustra planos de aliados de Lula, que apostavam em acelerar a análise da redução da jornada logo após a votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Nesse cenário, a proposta seguiria ao plenário ainda na quarta (2), mas o desfecho não se confirmou. Governistas dividem a responsabilidade desse rumo em duas frentes: dizem que houve atuação de aliados de Flávio Bolsonaro (PL) para impedir a votação do texto; outros apontam uma decisão exclusiva do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.


Leia Mais

Sob reserva, senadores dizem que o presidente do Senado não quis pautar a redução da escala. Eles também consideram que, ao esperar pelo primeiro turno, o amapaense pode avaliar o desfecho ligado à PEC a depender do desempenho eleitoral dos candidatos.

A oposição, por sua vez, acusa o governo de ter ficado no discurso em defesa do fim da 6x1, e afirma que faltou uma articulação efetiva para garantir a aprovação da proposta.


Segundo esses parlamentares, governistas não buscaram senadores de forma individual para negociar a votação no plenário. Eles avaliam que o desfecho beneficia os aliados de Lula em um “ganha-ganha” de imagem para redes sociais com o dia de defesa da redução da jornada 6x1, sem o risco de um impacto eleitoral com setores que se colocam contra o fim da jornada e apontam risco de perda de empregos.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.