Logo R7.com
RecordPlus

Casal investe na criação de galinha-d'angola para garantir o sustento da família

Produtores criam até 30 mil exemplares por ano para abastecer a capital do Piauí e outros estados brasileiros

Agro Record News|Do R7

  • Google News

O nome galinha-d'angola, guiné ou capote varia de acordo com a região do país. No interior do Piauí, Wilson e Dinalva Chaves se dedicam à criação desta ave para garantir a renda da família. Por ano, o casal chega a criar de 25 a 30 mil exemplares, que abastecem a capital Teresina e outros estados. 


Para enfrentar os desafios do período chuvoso, a família reduziu os lotes dos animais e faz um rigoroso controle sanitário para garantir saúde e sustentabilidade na criação das aves. 

“A chamada vassoura de fogo fazemos em todo o galpão. A gente passa na tela, no chão do galpão, no telhado, tirando toda a poeira. Depois vem a água, cal, palha e outro produto para que tire o restante de bactéria que ainda vem a sobrar”, explica Chaves.

No final do ano passado, os produtores reforçaram os cuidados com o aviário após perderem cerca de 600 capotes, que adoeceram por conta da mudança climática, o que gerou um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 30 mil.

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.