Logo R7.com
RecordPlus

Netanyahu propõe Trump para Nobel da Paz em meio a negociações no Oriente Médio

Discussões sobre cessar-fogo entre Israel e Hamas avançam com mediação internacional

Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7

  • Google News
‘Muito semelhante àquele de janeiro’, diz especialista sobre cessar-fogo entre Israel e Hamas
‘Muito semelhante àquele de janeiro’, diz especialista sobre cessar-fogo entre Israel e Hamas

Durante visita aos Estados Unidos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou o presidente americano Donald Trump ao Nobel da Paz por sua influência na mediação de conflitos no Oriente Médio. O anúncio foi feito em um jantar na Casa Branca durante seu terceiro encontro com Trump desde que ele retornou à presidência.

Além de discutir a situação na Faixa de Gaza, ambos abordaram a operação contra o Irã. Trump afirmou que os EUA têm reuniões agendadas para discutir o programa nuclear iraniano, embora Teerã ainda não tenha confirmado. Netanyahu destacou que a reunião poderia incentivar as negociações para um cessar-fogo em Gaza.


Simultaneamente, representantes de Israel e do Hamas realizavam conversas indiretas com mediação do Catar e Egito para avançar em um acordo de cessar-fogo. A proposta inclui um cessar-fogo de 60 dias com a libertação gradual de reféns, retirada de tropas israelenses de partes de Gaza e discussão sobre o fim total das hostilidades.

As negociações enfrentam desafios semelhantes a um acordo anterior em janeiro que não foi cumprido. Uma diferença é o compromisso do Hamas de evitar celebrações performáticas na devolução dos reféns, uma questão sensível para Israel.


Assista ao vídeo - ‘Muito semelhante àquele de janeiro’, diz especialista sobre cessar-fogo entre Israel e Hamas

Veja também

Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.